Política

Comissão de Saúde da Alap visitará UBS’s de Macapá

O resultado das visitas será enviado aos órgãos competentes, para resolução das possíveis irregularidades flagradas.


Por proposição do deputado Jory Oeiras (PRB), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) definiu na manhã desta quinta-feira (16), durante sessão em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), fazer visita às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá. As UBS’s a serem inspecionadas serão definidas na próxima sessão, marcada para 30 deste mês.

“A comissão quer verificar o funcionamento dos equipamentos, com o objetivo de garantir o adequado funcionamento dessas unidades e os atendimentos realizados”, frisou Jory Oeiras, destacando o volume no atendimento do Hospital de Emergência (HE). O resultado das visitas será enviado aos órgãos competentes, para resolução das possíveis irregularidades flagradas.


“Os principais serviços oferecidos nas UBS’s são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica”, explicou o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Jaci Amanajás (PV), concluindo que a atenção primária é constituída pelas unidades básicas e que o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

“Hoje, 80% dos atendimentos nos hospitais são pacientes com febre, diarreia, que poderiam ser medicados nas Unidades Básicas de Saúde”, defendeu Jaci, informando que o Governo do Estado abriu edital para contratação de pessoal da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona sul, que será regida por uma Organização Social (OS). “Espero que dê certo. Em alguns estados esse tipo de administração já está acontecendo com resultados positivo, em outros não”, concluiu o parlamentar.


Deixe seu comentário


Publicidade