Cidades

Cerca de 60 pacientes recebem aparelhos auditivos todos os meses no Creap

A maioria dos pacientes são idosos, que possuem perdas auditivas decorrentes da idade ou por exposição em excesso a ruídos.


Recuperar a capacidade de ouvir é um sonho realizado para os pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). Em média 60 pacientes com diversos níveis de perda de audição recebem aparelhos auditivos que são fornecidos pelo Governo do Estado do Amapá.

Para ser atendido no Creap é preciso ter o encaminhamento do otorrinolaringologista, médico responsável por avaliar a audição. No centro, o paciente passará por uma série de testes e exames que irão comprovar a perda e o grau de comprometimento da audição.

A fonoaudióloga Thaís Bastos, responsável pela entrega dos aparelhos para os pacientes, afirma que a maior parte das pessoas que procuram o Creap são idosos. “Muitos dos nossos pacientes tiveram perda de audição devido a problemas relacionados à idade e ao estilo de vida, são pessoas que trabalham em meio a muitos ruídos”, explica.

Outra demanda, segundo ela, são os de pacientes de 0 a 3 anos, que caso seja detectada a perda total da audição, são atendidos primeiro pelo centro para depois serem encaminhados para o Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) para receber o implante coclear (parcialmente implantado no aparelho auditivo).

São ofertados três tipos de aparelhos, escolhidos por meio de testes para saber qual melhor atende a necessidade do paciente. Os equipamentos são moldados especificamente para se ajustar a anatomia de quem irá recebê-lo.

Também são dadas as orientações com os cuidados na utilização dos aparelhos, como a retirada para dormir e evitar exposição à água e como deve ser feita a troca da bateria.

Prevenção
O marceneiro Jesus das Graças de Almeida Gemaque, de 67 anos, teve perda auditiva nos dois ouvidos devido ao barulho constante da serralheria onde trabalha, e garantiu que agora terá mais cuidado com a proteção dos ouvidos. “Agora minha vida vai melhorar muito, vai facilitar muito o meu dia a dia”, comemora.

Entre os cuidados com a audição estão o uso do fone de ouvido por poucas horas e até a metade do volume máximo, o uso de protetor auricular no trabalho, quando a exposição aos ruídos for intensa e o uso de hastes flexíveis apenas para a limpeza externa da orelha.

Creap
O Creap trabalha na reabilitação de pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de serviços de avaliação e dispensação de órteses, próteses. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, ortopedista e neurologista. Atualmente o órgão realiza, em média, sete mil atendimentos por mês.


Deixe seu comentário


Publicidade