Cidades

Diagro fecha campanha de vacinação contra febre aftosa superando a meta nacional

Mais de 98% dos rebanhos bovinos e bubalinos do Amapá foram vacinados, ultrapassando a meta nacional, que era de 90%. Já com certificação internacional, carne já pode ser comercializada no mercado exterior.


O diretor presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) José Renato Ribeiro comemorou na manhã desta sexta-feira (17) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o resultado da campanha de vacinação contra a febre aftosa, encerrada no último dia 15. Segundo ele, mais de 98% dos rebanhos bovinos e bubalinos do estado foram vacinados, ultrapassando a meta nacional, que era de 90% e superando os resultados obtidos no ano passado, que foi de 96%.

“Encerramos a campanha na última quarta-feira com resultados altamente positivos porque superamos os 96% do ano passado e ultrapassamos a média nacional, que era de 90%, com a vacinação de mais de 98% dos rebanhos bovinos e bubalinos do Amapá. Como foram comercializadas 250 mil doses de vacina e alguns criadores, porque problemas de logística não realizaram, ou pelo menos não apresentaram os relatórios, acreditamos que esses números poderão ainda ser maiores, também porque quem ainda não adquiriu as vacinas ainda poderão obter a autorização para compra até o próximo dia 25 na sede da Diagro”, explicou.

Renato Ribeiro confirmou que o Amapá já está apto para comercializar carne no mercado internacional: “O nosso pecuarista que está mais consciente, voltado para a necessidade de um controle sanitário do rebanho, tanto que mudamos de status sanitário com a certificação internacional de reconhecimento, e agora vamos começar a exportar a carne com expectativa de negócios promissores, porque apesar do Amapá possui o 2º maior rebanho bubalino, tem sem dúvida o melhor material genético do país. Isso é muito importante porque vai fortalecer economia do estado, inclusive aproveitando os navios com soja para exportar carne”.


Deixe seu comentário


Publicidade