Ziulana Melo

Social


Medicina – O governo federal vai suspender a abertura de novos cursos de medicina pelos próximos cinco anos, por meio de uma moratória, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). O decreto já foi elaborado pelo MEC, mas ainda precisa ser assinado pelo presidente Michel Temer para entrar em vigor.
A medida seria um reivindicação da classe médica que está preocupada com a qualidade de ensino nas faculdades de medicina. A medida vai na direção contrária a de gestões anteriores do MEC, que investiram na expansão dos cursos para suprir déficits na distribuição dos profissionais pelo país: o número de habitantes por médico no Norte é quase três vezes o do Sudeste. Segundos dados recentes, a Região Norte apresenta o pior índice: 953 habitantes por médico.

 


Flash.
Belo casal Thiago e Marina na noite especial do casório.

 

  
Em Destaque.
O procurador geral de justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Márcio Alves, visitou nessa sexta-feira, 17, no município de Mazagão, a turma do Curso para Operador de Computador.
A capacitação é fruto do acordo de cooperação técnica firmado entre MP-AP e o sistema Fecomércio (AP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O treinamento, ministrado na Carreta-Escola do Senac, localizada ao lado da Promotoria de Justiça da cidade, visa à inserção dos jovens no mercado de trabalho.

 


Close.
Um brinde à felicidade de Regiane Barata, comemorando seus 40 anos.

 


Close.
Manoel Brasil em tempo de comemoração dos seus 85 anos de idade, bem vividos e com simplicidade e sabedoria que impressionam familiares, amigos e pessoas que dele se aproximam .

 


Clic.
Toda a felicidade aos jovens e recém-casados Márcia e José.

 

Fica.
A Imagem original de São José, na frente da cidade, vai permanecer onde está. A decisão foi divulgada pela Acia, na quinta-feira, 16, após repercussão negativa do anúncio feito sobre a troca da Estátua do Santo por outra maior.
Cedendo aos movimentos contra o projeto, o presidente da Acia, Altair Pereira,anunciou o cancelamento da iniciativa.
O empresário lamentou o ocorrido e lembrou que o objetivo era dar um novo sentido ao ponto turístico.
Então, que a Imagem antiga seja restaurada! É justo!

LGBT.
O Ministério Público Federal no Amapá (MPF-AP) promoverá, em 30 de novembro, a audiência pública ‘Direitos das Pessoas LGBT’. O evento será realizado no auditório da Justiça Federal, em Macapá-AP, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Autoridades públicas, entidades particulares, movimentos sociais e demais cidadãos estão convidados para participar do debate dos direitos e da não discriminação das pessoas LGBT.

Caminhada.
Com apoio da Assembleia Legislativa do Amapá, o Instituto Mocambo levará às ruas, nesta segunda-feira, 20, estudantes das escolas públicas e movimentos sociais na 15ª Caminhada da Consciência Negra – Zumbi dos Palmares, em Macapá.
Na manhã dessa sexta-feira, 17, o coordenador do Instituto, Paulo Axé, recebeu das mãos da primeira vice presidente da Casa, deputada Roseli Matos (PP), as camisas alusivas ao evento.

Ativismo.
A Prefeitura de Macapá iniciará na terça-feira, 21, às 9h, na Câmara de Vereadores, a Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência. A finalidade é promover o debate e denunciar especialmente a violência contra as mulheres e a população negra. Neste ano, a agenda organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) conta com atividades no período de 21 de novembro a 7 de dezembro.