Cidades

Caesa distribui kits de tratamento de água em ação social na comunidade de Carapanatuba

Foram distribuídos 60 kits aos moradores. Iniciativa faz parte de projeto social desenvolvido pela Caesa para atender comunidades ribeirinhas.


O assentamento de Carapanatuba, localizado na região ribeirinha do município de Macapá, foi a comunidade escolhida pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) para realizar uma ação do projeto social que distribui kits domiciliares de tratamento de água à população.

O projeto é uma iniciativa desenvolvida pelo Núcleo Social da Caesa, que tem como objetivo oferecer meios para o tratamento de água em regiões isoladas, onde não há cobertura do serviço realizado pela companhia, além de promover a sustentabilidade.

Nesta segunda ação do projeto em 2017, foram realizadas a distribuição de 60 kits para as famílias que residem no assentamento. O acesso à localidade é somente através embarcação em uma viagem que dura cerca de três horas.

Os kits são confeccionados a partir do reaproveitamento das embalagens (baldes) de produtos químicos utilizados nos sistemas de tratamento de água na capital e nos demais municípios, que antes não tinham destinação. Essas embalagens são customizadas e se transformam em filtros.

Além do filtro customizado, com capacidade de 50 litros, o kit acompanha também uma quantidade de cal, sulfato e hipoclorito, produtos utilizados no tratamento da água coletada de rios e lagos.

O diretor-presidente da companhia, Valdinei Amanajás, destacou a importância deste trabalho nestas localidades e frisou que é uma forma de promover o saneamento a um custo baixo e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

“Devido às características das comunidades ribeirinhas da região amazônica, fica inviável realizarmos a instalação de sistemas. Mas, por outro lado, devemos dar a assistência devida à população, pois investindo em saneamento se economiza na saúde. O kit é um meio prático e econômico de se realizar essas ações”, declarou o gestor.

O presidente da Associação dos Moradores do Carapanatuba, Benanias da Silva, disse que a população do assentamento depende exclusivamente da água do Rio Carapanatuba, afluente do Rio Amazonas, para realizar os serviços domésticos e, que antes não tinha orientações quanto ao tratamento.

“Às vezes a gente mesmo usava cloro na água, mas não sabíamos se era a forma correta. Hoje a gente recebeu o kit e também explicações da equipe da Caesa sobre como usar. Vai ser muito bom para nossa saúde, principalmente das crianças, porque vamos estar usando água limpa”, disse.

Durante a entrega, a equipe do Núcleo Social explicou a função e a dosagem correta de cada produto no tratamento da água para que se torne potável. O sulfato de alumínio tira a turbidez da água, o hipoclorito de sódio desinfeta e a cal hidratada e corrige a acidez. Esse processo dura cerca de duas horas.

A dona de casa Rosa dos Anjos, de 51 anos, mora há mais de 30 anos no assentamento e aprovou o trabalho realizado. “Para nós que usamos a água do rio é importante ter essa ajuda, pois a gente sabe que é importante ter uma água boa para fazermos nossa alimentação, para beber e para outras atividades”, falou.

Cronograma
Esta é a segunda ação do projeto em 2017. A primeira foi realizada na comunidade de Croa da Pedreira. O diretor-presidente da Caesa informou que a partir de 2018, mais localidades deverão ser contempladas.

“Tivemos um retorno muito positivo dessas ações e agora o objetivo é intensificar este trabalho em 2018. As próximas comunidades a serem beneficiadas serão as do Arquipélago do Bailique”, disse o gestor.


Deixe seu comentário


Publicidade