Cidades

Fase documental do concurso da PM prossegue até quinta-feira, 23

Etapa iniciou hoje, 21, no auditório do Comando Geral da PM.


Os 300 classificados e aprovados no concurso público para soldado do quadro de combatentes da Polícia Militar do Amapá (PMAP) passam por mais uma fase do certame. Nesta terça-feira, 21, pela manhã, teve início a fase denominada Exame Documental, coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e PMAP. Nesta fase, os aprovados devem apresentar à comissão responsável os documentos pessoais, comprovante de escolaridade e algumas certidões, previstos no edital.

A Sead publicou no dia 13 de novembro o edital de convocação com nomes, datas e horários que os aprovados devem comparecer, até o dia 23 de novembro, no Comando Geral da Polícia Militar, munidos de seus documentos. Os atendimentos prosseguem pela manhã, de 8h às 12h, e à tarde, de 14h às 18h.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Sead, Regina Duarte, destaca que o edital de convocação prevê que sejam atendidos 50 aprovados em cada período (manhã e tarde) dos três dias que contemplam esta fase. “Se o candidato não comparecer no dia e horário estipulados no edital de convocação, será automaticamente eliminado. Por isso, devem estar atentos para que não corram o risco de perder a vaga”, alertou.

Romulo Penafort, 22 anos, é o 44º classificado e aprovado no concurso. Ele foi um dos 50 aprovados que realizaram o Exame Documental pela manhã. Com todos os documentos em mãos, ele comemorou: “Entreguei os documentos necessários e agora a expectativa é que dê tudo certo, e que eu seja convocado e aprovado no Teste de Aptidão Física. Estou me preparando arduamente para isso”, declarou.

Reclassificação
Os convocados para o Exame Documental que não possuem a documentação completa, principalmente no que tange ao diploma de nível superior e declaração de vínculo empregatício, podem solicitar a Reclassificação no concurso, para assim não perder a sua vaga.

Para solicitar a reclassificação, o candidato deve comparecer no Comando Geral no dia e horário estipulados pelo edital de convocação, onde há servidores da Sead realizando especificamente este atendimento.

Marcos Fernandes, chefe da Divisão de Concursos da Sead ressalta que “para ter direito ao pedido de Reclassificação, o candidato não deve submeter-se ao Exame Documental. Contudo, ele deverá comparecer ao local e horário estabelecidos na edital de convocação. O pedido não poderá ser feito em momento posterior”, explicou.

O candidato que solicitar a reclassificação preencherá um formulário. Este documento será protocolado e a comissão analisará caso a caso, para deferir ou não o pedido. “Vale frisar que, impreterivelmente, estes documentos deverão ser apresentados até o dia de matrícula no Curso de Formação de Soldado, que é a última fase do certame”, concluiu Marcos.

Próximas fases
Finalizada a fase documental, os aprovados ainda terão de passar pelas etapas seguintes previstas no edital que rege o concurso, tais quais: teste de aptidão física, exame psicológico, exame médico, investigação social e curso de formação de soldado.

Todas as convocações para as referidas fases serão feitas exclusivamente pelo Diário Oficial do Estado (DOE) e pelo da Sead (www.sead.ap.gov.br). Os candidatos devem ficar atentos.


Deixe seu comentário


Publicidade