Cidades

Seminário discute inclusão social e educação especial nas escolas

I Seminário Estadual Inclusivo será realizado nos dias 22 e 23 de novembro no Teatro das Bacabeiras.


Com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância da inclusão social e da educação especial no ensino regular público, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoverá, nos dias 22 e 23 de novembro, no Teatro das Bacabeiras, o I Seminário Estadual Inclusivo. Com o tema “Construindo e Reconstruindo Espaços Inclusivos” o evento será direcionado aos profissionais da área, sociedade em geral e acadêmicos. Serão ofertadas 200 vagas com inscrição local.

A Educação Inclusiva implica em mudanças estruturais, culturais e educacionais da escola comum para que receba todos os alunos, inclusive aqueles com necessidades educacionais específicas. A inclusão permite que este aluno das participe das atividades escolares aprendendo e desenvolvendo suas potencialidades. Desta forma, o seminário busca fomentar o debate sobre as ações no contexto do Ensino Especial na atualidade a partir da reflexão e análise das mudanças decorrentes das práticas pedagógicas nas redes de ensino do Estado.

O evento contará ainda com palestras com temas que tratam diferentes tipos de necessidades e especificidades com renomados profissionais da área e apresentações culturais. Os participantes terão direito a certificado de participação.

Confira a programação:

Dia 22 (manhã)
8h às 9h- Credenciamento

9h às 9h30- Abertura

Atração Cultural: Apresentação musical com Pedro Matheus dos Santos, aluno do Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues.

9h30 às 10h30 – Palestra com o tema “Políticas Públicas para a Educação Especial na perspectiva da inclusão”. Palestrante: Profª. Msc. em Educação, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp.

10h30 às 10h45- Intervalo

10h45 às 12h- Palestra com o tema “A inclusão educacional e social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Palestrante: Profª. Esp. em Neuropsicologia/ Educação Especial e Inclusiva, Paola Gianotto Braga.

Dia 22 (tarde)
14h às 15h30- Palestra com o tema “A inclusão Educacional e Social da Pessoa com Altas Habilidades/ Superdotação”. Palestrante: Profª. Veridiana Vicentini Teixeira Maior.

15h30 às 15h45- Intervalo

15h45 às 18h- Apoio Especializado. Mesa redonda com os centros especializados e Ueap/Ifap/Unifap.

Dia 23 (manhã)
8h às 9h30- Palestra com o tema “A inclusão Educacional e Social da Pessoa com Deficiência Intelectual”. Palestrante: Profª.  Msc. em Educação, Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp/ Educação Especial e Inclusiva- Adriana Gianotto Braga.

9h30 às 10h45- Intervalo.

10h45 às 11h- Palestra com o tema “Pais e filhos- A Família no processo inclusivo”. Palestrante: Profª. Esp. Nelcirema Pureza Macdowell.

11h às 12h- Palestra com o tema “Inclusão Educacional e Social da Pessoa com Deficiência Visual”. Palestrante: Profª. Msc. Rosinete dos Santos Rodrigues.

Dia 23 (tarde)
14h às 15h- Palestra com o tema “A Inclusão Educacional e Social da Pessoa com Deficiência Auditiva”. Palestrante: Profª. Esp. em  Atendimento Educacional Especializado- Nelcicleide Viana Dias Caridade.

15h às 15h45- Intervalo

15h45 às 16h30- Palestra com o tema “Caminhos que levam à Inclusão”. Palestrante: Profª. Esp. em Educação Especial e Inclusiva, Rubenita Gonçalves Teles.

1630 às 17h30- Palestra com o tema “A Inclusão Educacional e Social da Pessoa com Múltiplas Deficiências. Palestrante: Esp. em Educação/Fisioterapeuta, Caroline de Nazaré Fonseca Pacheco Esteves.

18h- Atração Cultural: Coral “Mãos que Amamos” da Escola Estadual Edgar Lino.


Deixe seu comentário


Publicidade