Turismo

SPOTTER DAY EM MACAPÁ

Fotógrafos invadirão pista do aeroporto


CLEBER BARBOSA
EDITOR DE TURISMO

Você certamente costuma registrar fotos e mais fotos de suas viagens, claro, como resistir em fazer um selfie de momentos tão valiosos? Mas, e se tivesse a oportunidade de fotografar bem ao lado da pista, clicando pousos e decolagens de pertinho? Pois saiba que a Infraero promove no próximo dia 07 de dezembro, mais uma edição do Spotter Day (Dia do Observador), no Aeroporto de Macapá. Na verdade o evento agora foi batizado como “Spotter Night Infraero”, porque será realizado à noite, das 23 às 6 horas da manhã.
A ação proporcionará aos fotógrafos profissionais e amadores a oportunidade de registrarem fotos de aeronaves em pousos, decolagens e estacionadas no pátio do aeroporto, além de fotos do terminal de passageiros.

Os spotters geralmente fotografam em pontos de observação próximos às pistas. O evento representa uma oportunidade de fazer registros únicos e fortalecer os laços da Infraero com a comunidade da aviação local.

Inscrições
As inscrições para o evento deverão ser realizadas até o próximo dia 27/11/2017. Serão disponibilizadas 20 vagas, e os participantes deverão ter no mínimo 18 anos. “Pedimos a cada participante que traga cinco brinquedos no dia do treinamento, que será doado a instituição Célula Sementinha de Jesus”, diz a jornalista Lara Réquia, da assessoria de imprensa da Infraero.
A programação para o dia 4 de dezembro prevê que seja realizado um treinamento específico, chamado de SGSO, às 15 horas, com carga horária de 120 minutos e sob a orientação da coordenadora de SGSO da Infraero Renata Barbosa.

Contrapartida

A superintendente do aeroporto, Keyla Paula de Moraes, destaca a importância do gesto social do projeto. “Eventos com a comunidade somados às ações sociais vêm a contribuir significativamente em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, procedentes de famílias de baixa renda, da comunidade local”, afirmou a dirigente, que recebeu a segunda edição do Spotter Day em março deste ano, que beneficiou o Centro de Acolhida Marcelo Cândia.
Para mais informações, confira o regulamento no site www.spotterdayinfraero.com ou se preferir, entre em contato pelo email angelapinto@infraero.gov.br.

 

De hobby a profissão, o spotter é reconhecido

O hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos, decolagens e estruturas de aeroportos é uma atividade comum nos aeródromos do mundo. No Brasil, os amantes deste tipo de fotografia aumentam cada vez mais. Esses fotógrafos são chamados de Spotters. Fomentando esta paixão, a Infraero tem o evento especifico para esta prática: O Spotter Day Infraero, que aproxima esse público do aeroporto com a oportunidade de fotografar em espaços diferenciados e restritos nos sítios aeroportuário.
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganhou uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação. O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

 

O papel da Infraero na administração de seus aeroportos pelo Brasil

A Infraero é uma empresa pública nacional com mais de 40 anos de experiência, comprometida com as pessoas, com a segurança, o conforto e o bom atendimento. Está entre as três maiores operadoras aeroportuárias do mundo e, desde 1973, contribui para simplificar e enriquecer a experiência dos clientes, viajantes ou parceiros de negócios, que utilizam seus 60 aeroportos espalhados pelo Brasil. São mais de 130 milhões de passageiros transportados ao ano, representando cerca de 60% do movimento aéreo no País, o que coloca a Infraero em posição de destaque no cenário da aviação nacional.

Papel institucional
Administra desde grandes aeroportos até alguns tão pequenos que ainda não recebem voos comerciais regulares, mas cumprem a função de representar a soberania do Brasil em áreas longínquas e de fronteira. Muitos desses aeroportos são considerados verdadeiros centros de negócios e abrigam as mais diversas atividades econômicas, desde o varejo, a alimentação e a mídia aeroportuária, até empreendimentos externos como hotéis, hangares, centros de convenções e estacionamentos de veículos. Também são sócios – com 49% de participação – dos aeroportos de Brasília, no Distrito Federal, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Confins, em Minas Gerais e Galeão, no Rio de Janeiro. “Nossas conquistas ao longo dos anos mostram que estamos em constante evolução, investindo em treinamento e tecnologia na busca da melhoria da prestação de serviços e de soluções aeroportuárias”, diz a empresa, que diz primar sempre pelo bom atendimento aos clientes e pela sustentabilidade do negócio aeroportuário.

CURIOSIDADES

– O Spotter Day é um evento destinado a fotógrafos amadores e profissionais apaixonados por aviação.

– A Infraero abre seus aeroportos para que os entusiastas consigam os melhores ângulos de aeronaves, pousos, decolagens, além da infraestrutura aeroportuária.

– Fique atento aos próximos eventos e períodos de inscrição.

60aeroportos
Total de terminais administrados pela Infraero


Deixe seu comentário


Publicidade