Cidades

Homens se mobilizam no combate à violência contra a mulher

O projeto Papo de Homem alerta sobre agressões e atitudes machistas que podem desencadear diferentes tipos de violências


Um dos principais projetos pelo fim da violência contra as mulheres no Amapá desenvolvido pelo governo do Estado foi lançado nesta quarta-feira, 6. O “Papo de Homem: quebrando paradigmas” é alusivo aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, e deve ocorrer inicialmente na Polícia Militar do Amapá e depois ser propagado em várias instituições públicas e privadas de todos os municípios do Amapá.

A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) através do Centro de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) lançou o projeto no Dia do Laço Branco, que tem o objetivo de alertar os homens sobre agressões e atitudes machistas que podem desencadear diferentes tipos de violências contra mulheres. A data é celebrada em vários países.

“O Papo de Homem tem o objetivo principal de combater e prevenir a violência doméstica e assim promover uma convivência pacífica, integrando os homens numa sociedade sem violência contra as mulheres. Entendemos que parte dos problemas do ciclo de violência vem de alguns deles e a solução também. Precisamos conversar com esses homens envolvidos nesse ciclo”, disse a secretária da pasta.

Aline informou que o projeto também busca envolver e conclamar os homens a se posicionarem publicamente contra qualquer tipo de violência praticada contra as mulheres, “para que juntos possam contribuir com uma sociedade mais justa, igualitária e mais saudável, eles precisam fazer parte do debate”, disse.

O promotor geral de Justiça, Marcio Augusto Alves, destacou “que a mudança de comportamentos machistas e agressivos é um trabalho que precisa de engajamento e passa por uma educação interna, familiar, social e deve ser feita simultaneamente”.

Durante o evento aconteceu uma explanação com informações sobre a Lei Maria da Penha, o machismo, o controle da agressividade, o uso de álcool e outras drogas, a separação, a divisão de bens e a guarda dos filhos, dentre outros temas.

Laço Branco
O Laço Branco diz respeito a uma mobilização que surgiu no Canadá, devido a uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal. Naquele ano, Marc Lepine, 25 anos, invadiu uma escola politécnica canadense, ordenou que homens se retirassem, assassinou 14 mulheres e suicidou-se em seguida.

Na carta de suicídio, o assassino afirmou que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, curso tradicionalmente masculino.

A tragédia mobilizou canadenses a criar a primeira campanha do Laço Branco. Entre 25 de novembro e 6 de dezembro daquele ano, foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses. O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas, como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a mulher.

No Brasil, a campanha teve início em 1999, sob coordenação da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), que reúne organizações não governamentais e núcleos acadêmicos.

Em 2007, foi promulgada a lei nº 11.489/2007, que estabelece o dia 6 de dezembro como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. (Fontes: Portal Brasil)

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade