Paulo Silva

Dezembro ímpar


Este ano, dezembro terá cinco sábados, cinco domingos e cinco segundas-feiras. Isto só acontece a cada 824 anos. Os chineses chamam este acontecimento de “o ano do saco do dinheiro” e estimulam o envio desta informação a todos os amigos.
Segundo a lenda, “quem fizer isso neste mês, ganhará bom dinheiro em janeiro”.

Minamata
Relatório da Operação Minamata considera que o DNPM no Amapá foi complacente e negligenciou durante anos sobre questões incidentes no distrito do Lourenço, no que toca à Coogal.
E que não houve voz forte o suficiente para aplacar a possível sanha ilícita dos envolvidos na investigação.

Todos absolvidos
O juiz federal Walter Henrique Vilela Santos absolveu quatro gestores da secretária de estado da Saúde no governo de Camilo Capiberibe (PSB), alvos de acusações por parte do Ministério Público Federal.
Os absolvidos foram Evandro Costa Gama, Edilson Afonso Mendes Pereira, Lineu da Silva Facundes e Regiclaudo de Souza Silva.

Cadeira na Assembleia
Jornalista Carlos Lobato vai ser candidato a deputado estadual pelo PP. E já tem o apoio do grupo de Joel Banha e Dora Nascimento, ambos do PT e adversários do grupo de Antônio Nogueira.
Lobato está fazendo estreia em programa de rádio comunitária da zona norte de Macapá.

Fim de prazo
Encerrou dia 5 prazo para que o deputado Moisés Souza apresentasse as alegações finais no processo que tramita contra ele na Assembleia Legislativa, e pode lhe custar o restante do mandato.
Segundo o deputado Paulo Lemos, que preside a comissão processante, Moisés se manteve em silêncio.

Governo paralelo
Desembargador Gilberto Pinheiro abriu prazo para apresentação de razões recursais em ação criminal do ex governador Camilo Capiberibe contra o ex-senador Gilvam Borges. Depois virá a manifestação da Procuradoria da Justiça. Camilo perdeu na primeira instância e recorreu.
É coisa do tempo em que Gilvam era governador paralelo, cujo “mandato” encerrou junto com o de Camilo.

Trabalho de alta degradação
O relatório que originou a Operação Minamata aponta que Barão e Gilson vinham atuando não apenas como representantes das DTVMs Dillon e Ouro Minas, para o que deveria ser a compra regular de ouro, mas indo além, fomentam, investem e cuidam da permanência de um sistema de trabalho de alta degradação sanitária.
Tudo em detrimento dos cooperados da Coogal.

Recurso negado
Em sessão realizada esta semana – dia 6, os ministros do STJ, em julgamento de mérito, negaram provimento a recurso dos conselheiros Regildo Salomão, Manoel Dias e Luiz Fernando Pinto Garcia contra seus afastamentos do Tribunal de Contas do Amapá.
Manoel Dias e Luiz Fernando já estão aponsentados por terem chegado aos 70 anos.

Imunossupressores
Ministério da Saúde garante que todos os estados brasileiros, incluindo o Amapá, estão abastecidos dos imunossupressores Tacrolimo (1mg e 5mg) e Micofenolato de Sódio (180mg e 360mg).
Medicamentos são utilizados contra rejeição de órgãos em pacientes transplantados.

Cara a cara
O promotor de Justiça Afonso Guimarães e o empresário Luciano Marba (LMS) estarão frente a frente no dia 2 de fevereiro de 2018, em audiência de conciliação no Núcleo Permanente de Resolução de Conflitos – NUPEMEC do Tjap.
Tem a ver com o processo movido por Afonso contra Marba.

 

Pingado

  • Imagens mostram que esta semana o pau quebrou entre dois médicos no Hospital de Laranjal do Jari.
  • Até ontem o desembargador Gilberto Pinheiro não havia decidido sobre o recurso interno da deputada Mira Rocha.
  • Já na Assembleia é aguardado para esta segunda-feira o parecer da procuradoria da Casa sobre o acórdão do Tjap no processo de Mira.
  • Juiz federal Walter Vilela julgou improcedente pretensão punitiva estatal contra Fran Júnior, em ação penal de 2008.