Cidades

Ipem avalia qualidade dos produtos que compõem a cesta de Natal

De acordo com a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem, Layana Jung, a operação é realizada todos os anos para garantir que os consumidores recebam o produto pelo qual pagaram corretamente.


O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem/AP) iniciou nesta segunda-feira, 11, as análises laboratoriais dos produtos coletados nos dias 4 e 5, durante a operação Boas Festas, que tem como objetivo avaliar se os produtos apresentam as mesmas quantidades e pesos descritos nas embalagens. Os itens são panetones, frutas cristalizadas, vinho e castanhas, todos bastante procurados para compor as ceias das festas de fim de ano, Natal e réveillon.

De acordo com a gerente do Núcleo de Pré-Medidos do Ipem, Layana Jung, a operação é realizada todos os anos para garantir que os consumidores recebam o produto pelo qual pagaram corretamente. “Nosso trabalho é voltado para fiscalizar os fabricantes, pois esses produtos chegam nas prateleiras todos prontos e assim o consumidor pode estar sendo lesado e nem imagina”, declarou.

O início dos exames laboratoriais nos produtos começou pelos panetones e neste primeiro momento nenhuma irregularidade foi encontrada. “Realizamos nesta manhã os testes nos panetones, um dos produtos mais procurados nesta época, e não encontramos problemas, ou seja, foram todos aprovados”, completou a gerente Layana.

A partir desta terça-feira, 12, os testes se concentrarão nos vinhos, castanhas e frutas cristalizadas, que passarão por exames específicos realizados pelo Ipem/AP. Após, os testes o fabricante que apresentar produtos com irregularidades vai ser autuado e terá um prazo de 10 dias para ingressar com defesa.

Os produtos que não apresentam nenhum problema deverão ser resgatados pelas empresas no prazo de até 24h. Caso isso não ocorra, serão encaminhados para doação a instituições previamente cadastradas.


Deixe seu comentário


Publicidade