Ulisses Laurindo

Grêmio e Real: qual o melhor?


Depois da frustração da Copa do Mundo de 2014, quando os brasileiros aguardavam o título maior do futebol e que, ao final, veio a grande decepção diante da Alemanha, hoje, guardadas as devidas proporções, as mesmas sensações os torcedores viverão, esperando que o Grêmio leve a melhor na partida decisiva que travará, a partir das 15 horas ( de Brasília), contra o Real Madrid, na decisão do Mundial de Clubes da Fifa, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O time brasileiro chegou à final depois de vencer o Pachuca, do México. O Real obteve a classificação vencendo o Al Jazira, dos Emirados.

A forma difícil que os espanhóis superaram o time asiático deixou muitas dúvidas se o time está tecnicamente capaz, pois passou com dificuldades num placar bisonho, 2 a 1. O time brasileiro vice campeão na disputa do Brasileirão, o Grêmio seguiu confiante no bom resultado e espera repetir o título de 1983, contra cinco vezes do adversário.

O futebol brasileiro líder em títulos mundiais, com cinco pódios, faz presença em todos os torneios de que participa e, neste, a segurança vem através do treinador Renato Gaúcho, que declarou que o Grêmio não vai se assustar com o prestígio do Real, pois o elenco conhece muito bem o valor do adversário, mas não vai aceitar pacificamente qualquer domínio.

Os dois times entram em campo com a força máxima. O Real, considerando a flagrante inferioridade técnica do Al Jazira, escalou alguns reservas, sendo maneira de descansar vários titulares para o duelo desta tarde. O Grêmio não teve essa alternativa, e no seu único jogo contra o Pachuca, colocou em campo o time mais forte, mesmo reclamando do cansaço da viagem para a Ásia, cuja delegação viajou em vôos separados.

O jogo de hoje representa o grande final do futebol na temporada de 2017, reunindo os campeões da Europa e da América do Sul. Tradicional nesse período do ano, o confronto desperta grandes emoções por reunir os times que mais se destacam nos seus continentes. O teste de hoje para Zinedi Zidani será muito sério, pois será o jogo de número 115 no comando técnico do Real, tendo sofrido apenas nove derrotas. Será um teste para o Grêmio de Renato Gaúcho, que poderá se vangloriar de impor a décima derrota no currículo do ídolo francês.