Cidades

Natal e virada de ano podem ter chuvas localizadas em várias partes do Amapá

Previsão é que, no fim de dezembro, chova entre 30 e 50 milímetros em Macapá, Santana e Mazagão.


O natal e a chagada de 2018 podem ser marcados por chuvas localizadas em alguns pontos do Estado. A previsão do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) é que no fim de dezembro chova entre 30 a 50 milímetros nos municípios de Macapá, Santana e Mazagão. Um milímetro de chuva equivale a um milímetro de água por metro quadrado.

De acordo com o meteorologista Jefferson Vilhena, o fenômeno é característico da nossa climatologia, além de estar associado às mudanças climáticas globais. “No estudo sobre a climatologia do Estado, a gente verificou que essa climatologia está sendo alterada aos poucos. Nossas chuvas estão cada vez mais localizadas e menos extensas em comparação aos anos anteriores”, explicou.

De acordo com o meteorologista, já começou a chover em algumas regiões do Amapá desde novembro. É o caso de Oiapoque, Calçoene, em algumas áreas de Laranjal do Jari e em outras partes do interior.

Em relação à capital amapaense e aos municípios de Santana e Mazagão, as chuvas estão chegando de forma localizadas. Ele ressalta que isso vem sendo observado desde novembro e vem ocorrendo em pequenos centros urbanos, como em alguns bairros.

O meteorologista destaca que essa é a grande característica deste período e que isso ocorre por conta do aumento da nebulosidade. “É neste momento que as chuvas começam a se tornar padrão, é o que chamamos de período de transição, ou seja, no final de estiagem e início do período chuvoso”, finalizou Vilhena.


Deixe seu comentário


Publicidade