Cidades

Senai e Universidade da Guiana Francesa iniciam parceria para qualificação profissional

Técnicos franceses visitam as unidades de Macapá e discutem projetos e programas que começarão a ser desenvolvidos na 2ª quinzena de fevereiro deste ano.


A diretora de Operações do Departamento Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Amapá, Deusa Carvalho Ramos anunciou na manhã desta quinta-feira (17) no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90,9) o início da execução na 2ª quinzena de fevereiro, de um Termo de Colaboração firmado em maio do ano passado entre a entidade e a Universidade da Guiana Francesa para a oferta, conjunta, de cursos de qualificação profissional para os moradores da região das fronteiras entre o Amapá, Guiana Francesa e Suriname. Segundo ela, dois técnicos da universidade estão em Macapá para conhecer as unidades do Senai e discutir os projetos, programas e ações que serão executados.

“Estamos com dois técnicos do Instituto Universitário de Formação Contínua da Universidade da Guiana Francesa, o vice-diretor Michel e a Edna, que é coordenadora de projetos, que iniciaram hoje uma visita às unidades do Sesi/Senai e para desenharmos ações que podem ser desenvolvidas conjuntamente. A perspectiva que eles buscam é conhecer a prática profissional do Senai, unindo conhecimento e teoria com a nossa metodologia de saber fazer, tantos nos laboratórios como na prática, na vida real. A execução desse trabalho consolida a parceria estabelecida em um Termo de Cooperação que foi assinado ano passado, que tem como objetivo atender principalmente os moradores da fronteira, incluindo os do Suriname, em cuja região grande parte da população fala português e francês e precisa se qualificar para acessar o mercado de trabalho e o empreendedorismo”, pontuou.

Deusa Carvalho Ramos confirmou a ida da equipe do Senai à região da fronteira em fevereiro: “A gente vem conversando com os técnicos da Universidade de Guiana há mais de um ano; em maio firmamos o Termo de Cooperação e depois disso já tivemos dois encontros lá e pela primeira vez eles vêm a Macapá. A ideia é que a gente leve os programas do Senai para prestar capacitação profissional lá e eles também venham prestar serviços de formação profissional no Amapá. Já temos programado atendimento na região em março, com uma turma piloto, e para isso iremos lá na segunda quinzena de fevereiro para identificar pessoas e programarmos os cursos de acordo com a necessidade local. A grande contrapartida oferecida para os parceiros da Guiana é a nossa infraestrutura com as nossas unidades móveis. No primeiro semestre temos dificuldades por conta das condições da estrada, apesar da facilidade da ponte, mas os atoleiros acabam restringindo o trabalho. Por isso as ações que dependem das unidades móveis de saúde, construção civil e qualificação só podem ser realizadas no 2º semestre”.


Deixe seu comentário


Publicidade