Polícia

PM deflagra ‘Operação Abutre’ em Laranjal do Jari

Objetivo foi saturar áreas de palafita, reprimindo crimes de roubo, furto e tráfico de drogas, além de ações preventivas e repressivas no trânsito


Elden Carlos

Editor de Polícia

Sessenta policiais militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), de Laranjal do Jarí, deflagraram durante o final de semana a ‘Operação Abutre’, cujo objetivo foi saturar áreas de palafitas onde imperam crimes como o tráfico de drogas, roubos e furtos. A operação atingiu as passarelas dos bairros Samaúma, Malvinas, Santarém Sagrado Coração de Jesus e Centro, onde existem verdadeiros ‘labirintos’ que impedem a entrada de viaturas nas passarelas para realização do policiamento ostensivo regular nessas áreas.

A operação contou ainda com o apoio de 32 guardas civis municipais. De acordo com relatório do tenente Jaimison Serafim, da Divisão de Inteligência e Operações do 11º BPM, a entrada nessas áreas é feita pela Rocam, mas de forma ocasional, principalmente, durante o atendimento de ocorrências.

Uma das estratégias adotadas para garantir a presença do policiamento nessas áreas é o posicionamento de viaturas nas principais vias de acesso a esses locais.

Ainda de acordo com o relatório, outra situação que tem sido verificada e combatida são as irregularidades e crimes de trânsito. Por ser um município que faz fronteira com o Estado do Pará, através do distrito de Monte Dourado, que integra o município de Almeirim (PA), existem vários veículos com restrição de furto e roubo circulando pela cidade, ou sendo mandados para fora do Amapá por aquela rota.

Esses veículos, também, vêm sendo usados por traficantes e assaltantes em ações criminosas na região do Vale do Jarí. A Operação Abutre foi realizada com o policiamento a pé dentro das áreas inóspitas. Também foram ativadas barreiras de trânsito para identificar veículos roubados ou com adulteração, e que ainda pudessem estar servindo para o transporte de armas de fogo, entorpecentes e outros produtos ilícitos.


Números

Durante as barreiras de trânsito foram abordados 694 veículos (carros e motos). 259 pessoas passaram por checagem documental e revista. 19 veículos foram recolhidos ao Ciretan, mas a polícia informou que esse número é considerado baixo, devido à falta de guincho na cidade. Foram confeccionados 68 autos de infração e uma pessoa foi apresentada na delegacia por embriagues ao volante.

Imagens: Divulgação/PM


Deixe seu comentário


Publicidade