Polícia

Suspeitos de assassinar policial civil, irmãos ‘Lemos’ têm prisão preventiva decretada

Juiz Marck Willian transformou prisão em flagrante em prisão preventiva durante audiência de custódia nessa segunda-feira, 22, no Fórum de Macapá.


Reportagem: Elden Carlos e Rodrigo Silva
Imagens: Joelson Palheta

O juiz Marck Willian, no plantão do Fórum de Macapá, converteu na manhã dessa segunda-feira, 22, a prisão em flagrante em prisão preventiva dos irmãos ‘Lemos’, suspeitos de assassinar na madrugada de sábado, 20, o policial civil aposentado João de Almeida Lopes, de 58 anos, durante assalto na rua Claudomiro Moraes.

Jardenilson Lemos da Silva, de 20 anos, o ‘Nil’, e Joelson Lemos da Silva, de 18 anos, o ‘Seu’, foram presos no fim da tarde de domingo, 21, em uma casa localizada em área de passarela, que é extensão da rua Carlos Drummond de Andrade, no bairro Congós, zona sul de Macapá.

Para a conversão da prisão o magistrado considerou elementos como a falta de endereço fixo, dentre outros pontos cruciais.
Juiz: – Os senhores têm residência fixa?
Irmãos: “Não, não sabemos onde moramos”.
Juiz: – Os senhores têm algum tipo de ocupação?
Irmãos: “Não senhor, não trabalhamos”, responderam os suspeitos durante a audiência de custódia realizada no Fórum Desembargador Leal de Mira.

O magistrado ainda considerou os registros de vários atos infracionais apontados contra os suspeitos, enquanto ainda eram menores, e outros crimes após atingir a maior idade, como roubo (Art.157).

Marck Willian também observou que o crime gerou grande comoção na sociedade, sendo necessária a manutenção da ordem pública, decretando a prisão preventiva dos irmãos Lemos. Parentes do policial acompanharam do lado de fora a audiência. Após a decisão do magistrado a dupla foi encaminhada para a Polícia Técnico Científica (Politec) para ser submetida ao exame de corpo delito antes de serem encaminhados para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Crime
O policial civil aposentado João de Almeida Lopes, de 58 anos, foi assassinado com uma facada no tórax na madrugada de sábado (20) próximo ao antigo Centro Educacional Aninga, no bairro Novo Buritizal, zona sul de Macapá. O crime ocorreu por volta de 2h.

Um taxista que trafegava pela rua Claudomiro Moraes declarou ter visto ‘Juca Lopes’, como era conhecido o policial aposentado, sendo agredido por dois suspeitos. O taxista teria reduzido a velocidade, provocando a fuga dos criminosos que levaram a carteira do aposentado.
“A informação inicial é de que o policial aposentado estaria indo para casa, e que por ter sofrido um derrame, caminhava com dificuldades. Talvez isso tenha facilitado a ação dos suspeitos. A vítima foi atingida com uma facada no tórax que provocou sua morte”, disse o sargento S. dos Anjos, do 1º Batalhão de Polícia Militara (1º BPM).

Juca Lopes ainda agonizou no local por alguns minutos, mas morreu antes da chegada do socorro médico. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico Científica (Poltitec) onde foi necropsiado.


Deixe seu comentário


Publicidade