Política

Davi é condecorado com Comenda do Mérito Amazônico pela SUDAM

Quando presidente da CDR, em 2016, Davi liderou debates importantes em torno do desenvolvimento da região, bem como perspectivas de investimentos para os próximos anos na Amazônia.


O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) recebeu, durante a manhã desta sexta-feira, 23, em Belém (PA), por sua atuação à frente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR),  e  por seus serviços como atual presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) no senado , a Comenda do Mérito Amazônico, concedida pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), desde 2014, com o objetivo de  agraciar personalidades que tenham notáveis serviços prestados ao desenvolvimento da Amazônia Legal. A homenagem ocorreu durante a 16° Reunião do Conselho Deliberativo da SUDAM (CONDEL), que foi presidida pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Quando presidente da CDR, em 2016, Davi liderou debates importantes em torno do desenvolvimento da região, bem como perspectivas de investimentos para os próximos anos na Amazônia. Em 2017, na CMA, comprometeu-se a incentivar o desenvolvimento sustentável, a preservação da biodiversidade e instrumentos que possam ser economicamente viáveis sem causar danos à qualidade dos recursos ambientais. “ O olhar do mundo hoje está voltado para a Amazônia e sua região. Alterações na nossa biodiversidade influenciam os aspectos climáticos no resto do planeta; por esse motivo é fundamental executar políticas nacionais sem a degradação do meio ambiente e, conscientes das necessidades econômicas e sociais de nossa população. A homenagem que recebi da Sudam, me deixa ainda mais comprometido com o desenvolvimento amazônico e com a sua preservação”, disse o senador.

Diretrizes para a Amazônia

O CONDEL é um órgão colegiado da SUDAM que acompanha e avalia a execução dos planos dos programas regionais da Amazônia determinando as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes, metas da instituição, entre outras atribuições. Na pauta da reunião constaram a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), para o exercício de 2017, que incluem a discussão de financiamento para projetos de geração de energia de todos os portes, transmissão e distribuição e que contemplam o setor energético com aproximadamente mais de R$ 5,7 bilhões, além da proposta de criação de um Comitê Técnico Provisório com a finalidade de propor alterações na legislação referente ao FDA. “O CONDEL é de fundamental importância porque através dele é que são definidos os caminhos para o desenvolvimento da Amazônia Legal. Serão bilhões voltados totalmente para beneficiar a nossa região”, destacou Davi.

Para o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, é preciso diminuir as desigualdades regionais entre os Estados “Precisamos conscientizar-nos da importância do CONDEL enquanto fórum democrático onde deliberações estratégicas capazes de mudar a realidade da sociedade amazônida são tomadas. É neste conselho onde devemos unir forças para propormos juntos medidas necessárias ao alcance do tão sonhado desenvolvimento econômico e social para Região Amazônica”

Personalidades e instituições foram condecoradas durante a solenidade como o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Instituto Evandro Chagas, Embrapa, Suframa, o senador Gladson Cameli (PP/AC), o deputado federal por Roraima, Édio Lopes (PR), o arquiteto Fernando Teixeira e (In Memorian)

O governador de Rondônia Confúncio Aires Moura, os vice-governadores Papaleo Paes, do Amapá, Zequinha Marinho, do Pará, Nazaré Mello Araujo Lambert, do Acre, Paulo Cesar Quartiero, de Roraima, além de parlamentares e demais autoridades locais participaram da solenidade.


Deixe seu comentário


Publicidade