Cidades

Defenap presta atendimento durante ação em Laranjal do Jarí

A Defensoria Pública do Estado do Amapá atua na promoção dos direitos humanos


Mais de 50 atendimentos foram efetuados por defensores públicos do estado na ação Governo da Gente na tarde desta sexta-feira, 23, em Laranjal do Jari. As demandas mais solicitadas foram atendimentos de direito cível, criminal e familiar para pessoas que não têm condições de pagar um advogado.

Gilberto de Carvalho, chefe do núcleo jurídico da Defenap em Laranjal do Jari, explicou que o atendimento na caravana Governo da Gente foi diferenciado, e buscou aproximar a população do órgão estadual e esclarecer sobre temas jurídicos. O advogado destacou os atendimentos realizados em âmbito da Justiça Federal tendo em vista a inexistência da Defensoria Pública da União e ainda o atendimento da população da cidade vizinha de Monte Dourado/PA.

“O atendimento é imediato. Assim que surge a procura, a petição é elaborada de acordo com o pedido que é feito e protocolada no Juizado Especial para as devidas providências e agilidade nos processos”, explicou Carvalho.

Dados
A Defensoria Pública do Estado do Amapá atua na promoção dos direitos humanos, no âmbito judicial e extrajudicial de forma integral e gratuita, às pessoas consideradas hipossuficientes na forma da lei.

De janeiro a maio deste ano, a instituição já realizou 8.355 atendimentos. Desses, os mais requisitados são no âmbito familiar, com 4.636 atendimentos. A Vara Cível, por sua vez, realizou 959 atendimentos; foram executados 645 pela Vara de Execuções Penais e 640 pela Vara Criminal.

A Defensoria ainda conta com departamentos de Direito do Idoso, Saúde e Educação, Direito Agrário, Direito Difuso, Orientação Social e outros.


Deixe seu comentário


Publicidade