Cidades

Mais de 33 mil meninos devem ser vacinados em todo o Amapá contra o HPV

A estratégia é prevenir que crianças e adolescentes estejam protegidos contra o vírus antes do início da vida sexual.


O Governo do Estado do Amapá recebeu do Ministério da Saúde 140.6 mil doses da vacina contra o Human Papilomavirus (HPV) para a ampliação da imunização para meninos de 11 até 15 anos incompletos. O Estado vai distribuir as doses para as Unidades Básicas de Saúde dos municípios, onde os cidadãos poderão acessá-las.

Ao todo, o Amapá tem 33,4 mil adolescentes do sexo masculino na faixa etária que passa a ser contemplada pela imunização. A meta é vacinar 80% desse público, representando cerca de 26,7 mil jovens. A prevenção ainda continua para meninas com idade entre 9 e 15 anos, tendo esse público, no Estado, um total 56,7 mil crianças e adolescentes. A meta também é de 80% de alcance, correspondendo a 45,4 mil meninas.

A vacina era ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para adolescentes do sexo masculino com idade de 12 à 13 anos desde janeiro deste ano. De acordo com um levantamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do início do ano até o mês de maio a cobertura vacinal desse público representou apenas 6,3%.

Segundo a coordenadora da Central de Abastecimento de Imunobiológicos (CADI), Andréa Marvão, a vacina sempre esteve disponível nos postos de saúde municipais, no entanto, a procura tem sido baixa. “Cabe a nós, Estado, fazer a distribuição e orientação aos municípios para que montem estratégias que incentivem a imunização. Mesmo sendo uma vacina que sempre esteve disponível nas UBS durante todo o ano, a procura por tem sido baixa”, explicou.

Além da ampliação na faixa etária, Ministério da Saúde também incluiu a imunização para pacientes com HIV/Aids, oncológicos e transplantados de 9 a 26 anos. As alterações também foram feitas quanto ao número de doses, que foi reduzida de 3 para 2, com intervalo de seis meses e, ainda, garantindo a eficácia.

A estratégia é prevenir que crianças e adolescentes estejam protegidos contra o vírus antes do início da vida sexual. Para os meninos, a vacina previne cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

Esquema Vacinal
Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.


Deixe seu comentário


Publicidade