Cidades

Ijoma recebe Prêmio ‘Dr. Pinotti’

Promoção do acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.


O Instituto de Prevenção de Câncer ‘Joel Magalhães’ (Ijoma) foi agraciado com o Prêmio ‘Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher’, que será concedido dia 30 próximo pela Câmara dos Deputados. A distinção é feita a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

Os agraciados são definidos por um Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. Eles escolhem os ganhadores por voto direto, maioria simples. As indicações para o Conselho são feitas até o dia 31 de março. A apreciação e a escolha dos agraciados é feita em abril.

O deputado federal Marcos Reátegui (PSD-AP), em discurso na Câmara, registrou que entre as diversas atuações do instituto, como projetos, cursos e ações na área de prevenção do câncer e a outras doenças, o Ijoma conta com apoio de um corpo técnico de profissionais abnegados e engajados no trabalho voluntário de atendimento nas áreas de clínica geral, psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, urologia, ginecologia, nutrição, assistência social, serviço jurídico.

“O sonho e a luta do padre Paulo Roberto resultaram em três consultórios odontológicos, uma sala para exames de ultrassonografia, um laboratório de análises clínicas, sala de fisioterapia, biblioteca, brinquedoteca e farmácia. O prédio também possui uma capela e bazar”, disse o parlmentar, referindo-se ao idealizador e executor do projeto Ijoma.

Marcou Reátegui prosseguiu: “A história do instituto se confunde com a da vida do seu fundador e presidente, o padre Paulo Roberto. Aos 11 anos de idade, ao visitar um doente terminal de câncer, ele se perguntou: por que o silêncio de Deus e o silêncio do povo diante de uma doença tão devastadora? Foi essa inquietação que o acompanhou durante toda a vida e o inspirou a criar o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães”.

Adiante, o deputado assim se expressou: “Mais do que homenagear, queremos que a entrega do Prêmio Dr. Pinotti ajude a sensibilizar a sociedade e as instituições para o drama do câncer no Amapá. Atualmente, há cerca de quinhentos amapaenses com câncer. Para que o trabalho do padre Paulo Roberto frutifique é preciso despertar maior apoio institucional e recursos para essa obra de amor. Mais do que isso, é imprescindível que e todos os níveis do Poder Público se unam para oferecer um atendimento de saúde de qualidade e eficiente à população com câncer”.

O Prêmio Doutor Pinotti, concedido desde 2010, leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, falecido em 2009. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Dr. Pinotti teve mais de mil e trezentas publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.


Deixe seu comentário


Publicidade