Cidades

Caesa avança em cooperação com prefeituras para executar ampliação do saneamento básico

Companhia orientará Oiapoque e Laranjal do Jari na elaboração deste projeto. Recurso é oriundo de convênios com a Funasa.


A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Prefeitura de Oiapoque estão avançando nas tratativas para a melhoria do sistema de saneamento básico no município, localizado a 590 quilômetros de Macapá. Nesta segunda-feira, 21, gestores de ambas as instituições discutiram a cooperação técnica para a execução de um projeto que inclui a ampliação da rede entre outras melhorias.

Essa cooperação atende a uma orientação da Justiça Federal, que determinou que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) liberasse recursos de convênios, firmados em 2012, para que as prefeituras de Laranjal do Jari e Oiapoque possam contratar projetos executivos de saneamento mais completos.

Os valores são na ordem de R$ 30 milhões para Laranjal do Jari e R$ 15,7 milhões em Oiapoque. A equipe técnica da Caesa vai orientar os municípios quanto ao trâmite para elaboração do projeto executivo.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, disse que além da ampliação da rede de água, esse projeto precisa ter inclusos outros itens básicos de saneamento como esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais.

“Esses convênios previam, inicialmente, apenas o investimento em água tratada, mas a Justiça entendeu que é necessário implementar os outros itens. Dessa forma, estamos nos reunindo com as prefeituras para alinharmos esta cooperação”, informou o gestor.

O diretor técnico da Caesa, João Paulo Monteiro, informou também que deverá ser marcada uma reunião com os gestores na sede nacional da Funasa para tratar sobre essas alterações. “Como a fundação disponibilizou o recurso, precisamos apresentar o teor da decisão judicial e receber também as orientações necessárias para que seja iniciado este projeto”, declarou.

A prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, considera de extrema importância este trabalho conjunto. “A prefeitura precisa desse apoio da Caesa para avançar nesse projeto para que a obra possa começar o quanto antes. Com certeza, isso vai melhorar o serviço de saneamento na nossa cidade”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade