Geral

Promotoria da Saúde orienta população sobre serviços prestados pelo SUS no Amapá

Em caso de não atendimento, deficiência, recusa ou qualquer outro problema que o cidadão encontrar, pode e deve entrar em contato com a Promotoria da Saúde, localizada no Complexo Cidadão da Zona Norte (Avenida Tancredo Neves S/N) ou ligar para 3225-8012.


 
Para contribuir com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o Ministério Público do Amapá (MP-AP) firmou, em maio deste ano, Termo de Cooperação com o Governo do Estado (GEA) e a Prefeitura de Macapá (PMM) visando a realização de ampla campanha informativa nos meios de comunicação de massa sobre os serviços prestados pelo SUS no Amapá, que são totalmente gratuitos.
Além de integrar as ações dos serviços públicos de saúde, a cooperação reforça a importância da atenção básica no atendimento da maior parte dos usuários do SUS, bem como de maior esclarecimento da população sobre os locais adequados para cada tipo de enfermidade.
“Detectamos em nossos procedimentos que falta muita informação sobre as responsabilidades por determinados serviços do SUS. Você só exige aquilo que conhece. Certamente a população vai começar a cobrar mais a partir dessa campanha”, avalia o promotor de Justiça André Araújo, titular da 1ª Promotoria de Defesa da Saúde.
Nesse sentido, o MP-AP, por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, também preparou uma campanha informativa, conforme cronograma estabelecido na cooperação, para orientar os cidadãos sobre o que deve ser oferecido aos pacientes nas unidades hospitalares de responsabilidade do GEA e nos postos de saúde gerenciados pela PMM.
“Se as pessoas procurarem o atendimento no local devido, a tendência é que a rede funcione melhor. Essa é a nossa expectativa. Vale ressaltar que o cidadão que busca este serviço não terá custo algum”, acrescentou a promotora Fábia Nilci, titular da 2ª Promotoria da Saúde. 
 

Deixe seu comentário


Publicidade