Política

Waldez destaca incentivos ao comércio em lançamento de livro histórico sobre o setor

O livro ‘Comércio do Amapá – A história’ é uma publicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-AP.


O governador Waldez Góes destacou os incentivos governamentais que tem implementado para o desenvolvimento do comércio local durante o lançamento do livro que conta a origem da iniciativa privada amapaense. O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira, 19, na Sede dos Magistrados, em Macapá.

O livro ‘Comércio do Amapá – A história’ é uma publicação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-AP. É a primeira obra literária divulgada no estado sobre o surgimento do comércio amapaense. O lançamento fez parte do Fórum de Presidentes e Superintendentes de Fecomércio e Diretores do Sesc e Senac, que ocorre na capital do Amapá, de 18 a 20 deste mês.

Waldez Góes, que fez o discurso de encerramento do evento, enfatizou que o livro é um marco histórico no Estado porque, além de ser uma nova fonte de pesquisa, evidencia a importância econômica do setor comerciário para o Amapá. Góes destacou os mecanismos criados na sua gestão para incentivar o setor e estimular a geração de emprego e renda oriunda do comércio.

Entre várias medidas ele destacou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Em 2016, o governo editou facilitou o pagamento do ICMS. Desde então, a iniciativa privada pôde liquidar dívidas em até 60 vezes. Na edição de 2015 do Refis, as empresas conseguiram negociar R$ 42 milhões em débitos. Góes anunciou que a edição 2017 do Refis proposta pelo governo amapaense já foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). “É uma iniciativa que propicia o equilíbrio financeiro dos empreendimentos locais”, resumiu o governador.

Ele também lembrou que, mesmo com a forte crise econômica, o governo tem se esforçado para aquecer o comércio, através do pagamento de fornecedores e injeções financeiras através do funcionalismo público. Em 2016, no auge da crise, o governo priorizou o pagamento do 13º salário do funcionalismo público com os recursos provenientes da repatriação. A decisão política injetou aproximadamente 100 milhões na economia local no final do ano, período fundamental para o comércio.

Ele também ressaltou os estímulos ao comércio na área do fomento. “A Agência de Fomento do Amapá e a Fecomércio firmaram parceria, em 2016, para reforçar os estoques das empresas para as vendas de fim de ano. A Afap disponibilizou R$ 2,5 milhões em financiamento para empresas filiadas à Fecomércio. O governo considera estratégica e prioritária a evolução do comércio para que alcancemos o desenvolvimento social, com mais empregos, mais renda e dignidade para a população do Amapá”, analisou Waldez Góes.


Deixe seu comentário


Publicidade