Cidades

Prefeitura e MPE tratam sobre fase de teste do aplicativo de auxílio às mulheres em situação de violência

No primeiro encontro, ocorrido em julho deste ano, o Município apresentou a ideia ao MP, que considerou importante a iniciativa e garantiu apoio por meio do Departamento de Tecnologia da Informação do órgão.


Representantes da Prefeitura de Macapá e do Ministério Público do Amapá (MP/AP) estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira, 20, para tratar sobre a fase de testes do aplicativo de auxílio às mulheres em situação de violência, em Macapá e demais municípios. No primeiro encontro, ocorrido em julho deste ano, o Município apresentou a ideia ao MP, que considerou importante a iniciativa e garantiu apoio por meio do Departamento de Tecnologia da Informação do órgão.

“Esta segunda reunião foi fundamental para encaminharmos algumas questões para o pré-lançamento do aplicativo de combate à violência contra as mulheres, onde podemos verificar que por intermédio dele iremos auxiliar essas mulheres a terem um acesso mais facilitado ao pedido de socorro e aos serviços de segurança. Nós, da prefeitura, juntamente com o Ministério Público, estamos encaminhando para a fase de lançamento do serviço”, enfatizou a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Anne Pariz.

“Creio que quem ganha é a sociedade, com essa situação de junção de ideias, de propósitos, para beneficiar a população de uma maneira geral” avaliou a coordenadora do Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Amapá, Andréa Guedes. “O aplicativo já está com boa parte dos requisitos dele implementado, a parte de estrutura, funcionamento e o núcleo básico já estão prontos. O que estamos fazendo no momento são ajustes para tentar melhorá-lo para que seja um instrumento de fácil acessibilidade às usuárias”, explicou o técnico do Departamento de TI do MP/AP, Rudnei Paixão.

O serviço já existe em João Pessoa (PB) desde fevereiro deste ano e permite que, com apenas um clique, a mulher envie um alerta, por meio de SMS, para mais de cinco pessoas de sua confiança, caso se encontre em risco de violência. No estado do Amapá, o aplicativo terá as mesmas funcionalidades do serviço existente e deverá ser lançado até o fim deste ano.


Deixe seu comentário


Publicidade