Cidades

Medidas para redução de gastos ameaçam o programa Farmácia Popular

Em Macapá as 10 farmácias que ofertam medicamentos gratuitos ou com até 90% de descontos podem fechar as portas.


As 10 farmácias populares que atendem a vários bairros de Macapá estão ameaçadas de fechar as portas com o anúncio de novas medidas contra o programa Farmácia Popular por parte do governo federal. Depois de fechar mais de 400 farmácias no país, o governo agora quer mudar o modelo de pagamento dos estabelecimentos credenciados. Com isso, segundo o setor farmacêutico, um dos mais conhecidos programas do Ministério da Saúde ficará seriamente ameaçado caso as medidas que estão sendo estudadas sejam colocadas em prática.
O ‘Aqui Tem Farmácia Popular, denominação dada ao programa na rede particular possui cerca de 30 mil estabelecimentos em todos os estados brasileiros e no qual se enquadram todas as 10 farmácias de Macapá, ofertam medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto. A justificativa do ministro Ricardo Barros (Saúde), o objetivo é reduzir gastos, que segundo são mais altos do que na compra centralizada de remédios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na contramão, entretanto, representantes do setor e sanitaristas alertam que as novas propostas podem levar ao fim do programa.
De acordo com o ministro, o governo pretende renegociar o reembolso que é feito a cada produto dispensado, com base em uma tabela de valores de referência pré-definidos para cada um deles. A ideia é propor um novo cálculo, definido por um preço base no atacado e 40% de margem para compensar os custos de aquisição e distribuição dos produtos porque, conforme ele explica, atualmente não há uma margem padrão, o que leva à diferença de valores.

Ramon Palhares – Correspondente em Brasília


Deixe seu comentário


Publicidade