Pe. Claudio Pighin

Deus nos fala


Evangelhode Mateus5, 13-16

No Evangelho de hoje, recebemos uma importante instrução sobre a missão da comunidade. Qual é o comportamento que ela deve ter para ser missionária. A resposta é que ela deve ser o sal da terra e a luz do mundo.O sal é um elemento indispensável na vida do ser humano. Ele não somente dá sabor aos alimentos, mas também ajuda o equilíbrio dos minerais que o nosso corpo precisa e que ajudam a saúde.Jesus se serve deste exemplo para indicar a sabedoria que caracteriza a verdadeira vida cristã. O sal e a luz não existem por si, mas para dar sabor e iluminar o caminho.Por isso, falou Jesus: “Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todosos que estão em casa.”

A comunidade não existe para si, mas para servir o povo.Mateus escrevia o seu evangelho para as comunidades convertidas dos judeus. Elas se sentiam marginalizadas pelas sinagogas, pois estas cortavam o passado delas, que foi judeu. Tudo isto gerava tensões, conflitos e dúvidas.A abertura de alguns parecia criticar a observância de outros. Neste sentido, levou-os a se fecharem em si mesmos.Era natural, portanto, que se perguntassem, no final, qual é a nossa missão? E Mateus procura ajudá-los com as palavras de Jesus,que demonstram qual é a missão e a razão de ser de cada comunidade cristã: ser salvo.

Esta sabedoria é, sobretudo,dom do Espírito Santo que precisa protegê-la de tudo o que possa prejudicá-la.E esta sabedoria é saber dar espiritualmente sabor a tudo que fizermos em nome de Jesus, o Cristo. Revela-me também os meus irmãos para compreender, perdoar, ajudar e servir. Quem não consegue entrar nesta lógica é como o sal que não serve mais pra nada e é pisado pelos homens. Também a luz do mundo representa a comunidade que deve iluminar através das suas boas obras. Tudo isto não se faz para poder aparecer, mas para manifestar a presença de Deus. A luz, como o sal, não existe para si. Assim deve ser a comunidade. É bom observarmos aqui que Deus é apresentado como Pai. Por que isso? Na cultura da época, Pai é aquele que gera e no mesmo tempo comunica a vida. Portanto, é Ele a nossa garantia de vida. Assim sendo, o convite de Jesus o Cristo é de termos atitudes, exemplos que ajudem a sociedade, como um todo, a ser iluminada pelo Evangelho, porque ela tem sede da verdade de Deus.

Por conseguinte, não podemosnos fechar em nós mesmos, mas sim testemunhar a presença de um Deus como nosso Pai.Desse jeito se torna uma presença amorosa e confortadora que nos fortalece e sustenta na nossa caminhada. No final, pergunto-lhe: como se torna sal e luz para o mundo que está ao seu redor? Como testemunha o seu real interesse por Jesus?Como contribui para que a sua comunidade seja luz para a sociedade? E na sua família?