Pe. Claudio Pighin

Educação digital


As pessoas, desde crianças, já conhecem os mecanismos do funcionamento da ação digital, mas não sabem avaliar as consequências dessas atividades. Uma linguagem às vezes indecente com difamações e ameaças, espreitando as pessoas, leva a progressivos conflitos. Não é por acaso que constatamos um índice crescente de violência. A essa altura, parece evidente que precisamos percorrer uma nova educação cívica em educação digital. Eu costumo fazer a comparação dessa nova tecnologia digital com um ‘super’ carro tipo Ferrari que está a nossa disposição, mas não sabemos dirigi-lo.

 

A máquina é muito veloz e cheia de tecnologia: como dirigi-la? Se não tivermos uma devida preparação, podemos nos arrebentar, porque foge do nosso controle. Assim é essa nova tecnologia: se não tivermos uma devida preparação, podemos nos prejudicar seriamente. Quantas histórias tristes e frustradas, provocadas via on-line, marcam a nossa convivência social! Como reverter tudo isso? Todos precisamos conhecer mais, porém, os jovens deveriam ser prioridade. A Rede é uma maneira de comunicação anômala, diferente da comum convivência do cotidiano.

 

Para tanto, creio que seja necessário, urgentemente, uma educação escolar a respeito. Contudo, eu me pergunto: quantas escolas estão preparadas para isso? Quantos professores estão habilitados em ter conhecimentos técnicos e jurídicos para essa formação digital? Como dar segurança e proteger, sobretudo, os mais novos na Rede das tantas coisas indecentes, em todos os sentidos?  Parece-me que já existem ou estão surgindo corporações-associações com o intuito de educar o uso da Rede. Não é para menos: no mundo digital, encontra-se de tudo; e muitas vezes se torna cruel e perigoso, com o uso de palavras de baixo nível e ameaçadoras.

 

Portanto, é importante alertar os jovens que a verdadeira vida não é somente na Rede, mas também fora dela. Lendo os comentários nos blogs, pode-se perceber como muitos adultos não compreenderam ainda como as pessoas são as mesmas, a vida é a mesma. E escrevem todos os tipos de insultos e ruindades que o ser humano pode fazer. Esse tipo de presença pode ser evitada? Veja o que disse o antigo presidente de Google, Eric Schmidt: “1% do povo é louco”. E isto não se pode mudar. No entanto, eu creio que isto não nos livra de ajudar os jovens a compreender esse novo mundo para melhor viver.