Pe. Claudio Pighin

Meu coração está firme, ó Deus!


Na angustia, Israel levanta esse hino ao seu Deus. Um hino poético-litúrgico que manifesta toda a confiança ao Senhor, rei de todos os povos. O salmo 107, das Sagradas Escrituras, é um clamor de reconhecimento e partilha da potência de Deus. Leia atentamente o encanto dessa oração.

“Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; vou cantar e salmodiar. Desperta-te, ó minha alma; 3. despertai-vos, harpa e cítara; quero acordar a aurora. 4. Entre os povos, Senhor, vos louvarei; salmodiarei a vós entre as nações, porque acima dos céus se eleva a vossa misericórdia, e até as nuvens a vossa fidelidade. 6. Resplandecei, ó Deus, nas alturas dos céus, e brilhe a vossa glória sobre a terra inteira. 7. Para ficarem livres vossos amigos, ajudai-nos com vossa mão, ouvi-nos. 8. Deus falou no seu santuário: Triunfarei, e me apoderarei de Siquém, medirei com o cordel o vale de Sucot. 9. Minha é a terra de Galaad, minha a de Manassés; Efraim será o elmo de minha cabeça; Judá, o meu cetro; 10. Moab, a bacia em que me lavo. Sobre Edom porei minhas sandálias, cantarei vitória sobre a Filistéia. 11. Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me levará até Edom? 12. Quem, senão vós, Senhor, que nos repelistes, e já não andais à frente dos nossos exércitos?” “Dai-nos auxílio contra o inimigo, porque é vão qualquer socorro humano. 14. Com Deus faremos proezas, ele esmagará os nossos inimigos.”

Israel não pode ficar sem Ywhè (Deus) e, portanto, o busca de todo coração. Sem Deus, se sente perdido e, por isso, no versículo 12, diz o seguinte: “Quem, senão vós, Senhor, que nos repelistes, e já não andais à frente dos nossos exércitos?” E Deus responde lá no seu Santuário dizendo que triunfará em toda a Palestina, desde Siquém até o vale de Sucot em Transjordânia, das regiões de Galaad e Manassés àquelas de Efraim e Judá até aos territórios de Moab, Edom e Filisteia. A Palavra de Deus se torna uma fonte de segurança e de esperança para Israel.

Assim sendo, começa o dia com um canto de louvor e salmodiando: “Desperta-te, ó minha alma; despertai-vos, harpa e cítara; quero acordar a aurora.” Isto significa que a previsão da Palavra de Deus se torna realidade, verdade; Israel vai readquirir a liberdade próprio entre os confins da terra prometida. O salmo termina com uma antífona cheia de esperança, segura à eficácia da Palavra divina: “Com Deus faremos proezas”. Com tudo isso, nós aprendemos que tendo a certeza que Deus reina no mundo todo e na mesma história da humanidade nos revigora nos nossos compromissos e atividades humanas em nunca desanimar e ter sempre a fronte erguida para enfrentar os problemas do cotidiano.
A respeito disso, o papa Francisco falou no dia 13 de novembro 2016 o seguinte: “Quantas supostas certezas da nossa vida pensávamos que fossem definitivas e, depois, se revelaram efêmeras! Por outro lado, quantos problemas nos pareceram sem saída e depois foram superados”. Francisco recordou que Jesus pede para não se deixar atemorizar e desorientar por “guerras, revoluções e calamidades”, porque “elas também fazem parte da realidade deste mundo”.

“A história da Igreja é rica de exemplos de pessoas que viveram tribulações e sofrimentos terríveis com serenidade, porque tinham a consciência de estar firmemente nas mãos de Deus”. Continua o papa Francisco, Deus “é um Pai fiel e cuidadoso que jamais abandona os seus filhos, permanecer firmes no Senhor, caminhar na esperança, trabalhar para construir um mundo melhor, apesar das dificuldades e os fatos tristes que marcam a existência pessoal e coletiva é o que conta realmente”.

Sempre o papa Francisco, no final do jubileu da Misericórdia: “De um lado, o Ano Santo nos solicitou a manter fixo o olhar na realização do Reino de Deus; de outro, a construir o futuro nesta terra, trabalhando para evangelizar o presente”. Enfim, termina o pontífice: “Na mente e no coração a certeza de que Deus conduz a nossa história e conhece o fim último das coisas e dos acontecimentos”.

É esta experiência de um Deus presente na vida que nos sustenta ao longo da nossa caminhada da vida, nos permite de enfrentar o nosso dia a dia com uma mentalidade firme e forte e muita esperançosa. Então, o nosso Deus, encarnado entre nós, é o verdadeiro aliado que nos permite discernir a verdadeira vida.