Pe. Claudio Pighin

Missão Friuli Amazônia


A Missão Friuli Amazônia é fruto de uma experiência de comunicação em comunidades. O cenário onde tudo começou foi a periferia metropolitana de Belém.

Diante da problemática juvenil, em 1997, um grupo idealizou um curso de Capacitação de comunicadores e receptores dos meios de comunicação, para jovens pobres da grande Belém, com o intuito de capacitá-los, a partir dos instrumentos da comunicação social. A ideia ganhou força e parceiros. No ano seguinte, o sonho do grupo virou realidade: nascia o curso básico de comunicadores e receptores de rádio, jornal e televisão.

O piloto dessa experiência bem sucedida foi o bairro do Icuí-guajará, em Ananindeua, região metropolitana. A congregação dos irmãos Lassalistas cedeu uma sala, na escola ‘Celina del Tetto’, para a realização das aulas teóricas. 30 estudantes foram inscritos. Naquele ano, o curso teve a duração de cinco meses.

A grade curricular era o atestado da excelência do aprendizado: os alunos tinham aulas de teoria da comunicação até noções de cinegrafia. Ao término do curso, a turma apresentava um trabalho prático e recebia o certificado.

Da comunidade do Icuí foi para outras áreas. O resultado do primeiro curso de comunicação foi positivo e não podia parar. Criteriosamente, a coordenação escolheu bairros de Belém onde a exclusão e o risco social eram maiores. Nos anos seguintes, o curso atendeu moças e rapazes do Guamá, Coqueiro, Marco, Terra Firme, Cremação, Panorama 21, Bengui, Tapanã e Icoaraci.

A Missão Friuli Amazônia (nome dado em alusão a uma região da Itália do norte, onde tem uma grande parceria) nasceu do ideal da comunicação que transforma o ser humano, a partir de sua história pessoal e do convívio comunitário.

Nesta perspectiva, em 2005, foi criada a ONG “Missão Friuli Amazônia”, como sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, educativo, cultural, religioso e de assistência social. O objetivo da ONG é fundada em tres pilares: formação, produção e espiritualidade. Mas de 2005 para cá, várias ações foram desenvolvidas, com o apoio ou protagonismo da Missão Friuli Amazônia.

O estatuto reza que a Missão Friuli Amazônia tem entre os seus objetivos:

– oferecer capacitação na área técnica de comunicação social a jovens da Amazônia Oriental;

– dar acompanhamento espiritual a jovens ligados aos cursos de formação da escola, bem como a agentes sociais que buscarem assessoria de comunicação e espiritualidade;

– contribuir no processo de assistência social aos jovens envolvidos nos cursos de capacitação oferecidos pela escola, através de convênios com o Estado e ajudas beneficentes de entidades de cooperação e pessoas físicas.

E para isso nasceu o curso técnico de Comunicação Social, da Missão Friuli Amazonia, também com repercussão internacional. Em 2007, Ana Bella Biache Bul, veio da África para estudar com os paraenses. Ela trabalha em uma rádio de Guiné Bissau e passou um ano em Belém, sendo estudante do curso técnico. A experiência bem sucedida garantiu vaga para outro estudante de Guiné Bissau, Jacinto Mango, aluno da turma de 2008. A permanência dos africanos, em Belém, foi amparada pela Missão.

Além do curso técnico de Comunicação Social, em pouco tempo, a ONG realizou ações assistenciais, produziu conhecimento e promoveu eventos importantes na área da educação.