Pe. Claudio Pighin

Ressurreição: resgate da humanidade


A Páscoa é a Festa das Festas! Nestes dias, vamos continuar a proclamar essa verdade. Assim a Igreja nos convida a viver por 50 dias este maravilhoso e imenso evento da Vida: Jesus Cristo que venceu a morte e, assim, proclamou a VIDA para sempre. Uma leitora quis compartilhar o quanto é importante tudo isso. Vejamos:
“Querido Padre Cláudio. Obrigada por esse texto que traz, de forma tão clara, a profunda sabedoria do evento pascal. Justamente tanta sabedoria que nos falta, individual e coletivamente. Acho que devemos guardar para meditar nos significados da Páscoa que seu texto realça. Eis aqui os significados que o seu texto convida a meditarmos: Magnitude da vida em nossas mãos, superação de nosso horizonte fechado. Deixamo-nos levar pelo tempo que passa e a Páscoa propõe o oposto dessa atitude. O projeto humano acha nela a plenitude de sua busca. A nossa vida deve possuir alguns requisitos contemplativos do mistério pascal, do que deriva a construção de um percurso de existência na experiência cristã. Achei lindo o texto dizer que a Ressurreição nos ajuda a nos encontrar constantemente, compreendendo se deixar viver por este evento único. Paramos no tempo que passa. Disso decorre a maior parte dos nossos problemas! Empobrecemos o projeto humano. Obrigada Padre Cláudio!”

Abramos os nossos olhos e os nossos corações para enxergar e entender aquilo que temos ao nosso alcance. Não podemos acreditar que a morte seja a nossa herança. De jeito nenhum! O nosso demasiado olhar terrestre nos impede de discernir as realidades além da materialidade. A celebração pascal nos alimenta um novo olhar de verdades que todos queremos aspirar. Quantas vezes ouvir dizer: “Onde está Deus? Por que deixou acontecer essa tragédia, por que morreu o meu irmão, por que morreu minha filha?” Estas e outras perguntas são questionadas. Todos estes interrogativos surgem também pela falta de contemplação da realidade da Páscoa.

Assim sendo, é urgente penetrarmos este mistério excelso para compreender melhor a nossa vida. De outro jeito, nunca teremos respostas exaustivas por uma vida além desses nossos dramas humanos. Páscoa é a verdade para ser proclamada e contemplada constantemente. O que seria da nossa vida sem a Páscoa? Com certeza bem relativa, determinada pelos pontos de vista pessoais, intelectuais e sem horizontes amplos e infinitos. Uma vida fechada! E o papa Francisco, por ocasião da Santa Páscoa 2021, disse o seguinte: “No meio das múltiplas dificuldades que estamos a atravessar, nunca esqueçamos que fomos curados pelas chagas de Cristo (cf. 1 Ped 2, 24). À luz do Ressuscitado, os nossos sofrimentos são transfigurados. Onde havia morte, agora há vida; onde havia luto, agora há consolação. Ao abraçar a Cruz, Jesus deu sentido aos nossos sofrimentos. E, agora, rezemos para que os efeitos benéficos daquela cura se espalhem por todo o mundo.”

Concluindo, diria que a nossa vida sem o evento pascal seria muito e muito pobre, onde a morte se tornaria o ponto final da nossa vida. Por isso que aposto a minha vida em Jesus Cristo que ressurgiu, minha vida.