Ulisses Laurindo

Autoconfiança derruba Fla


É o preço pago pelos times grandes que disputam mais de uma competição no mesmo calendário. Objetivando escolha melhor os treinadores optam para lançar jogadores reservas, alguns deles até sem pique ideal para os confrontos.

Foi nessa receita que o Flamengo se atrapalhou, sendo eliminado da Copa Sul-Americana, no Espírito Santo pelo Palestino, adversário aparentemente desigual, mas que acabou com a desvantagem e deixou o rubro-negro fora da competição.

No jogo de ida, no Chile, o Flamengo venceu por 1 a 0 e, no Brasil, não passava pela cabeça de ninguém, muito menos dos torcedores, perder o jogo de 2 a 1 e a classificação. Pela vantagem do primeiro jogo, o Flamengo não encarou a partida com seriedade e, como se propala, entrou de sapato alto. Tomara que, daqui para frente, não venham colocar a culpa no treinador Zé Ricardo pelo time escalado. Sendo iniciativa dele de atuar com reservas vai ter escutar muito, sem comprometer outro objetivo do time que é o Brasileirão.
Conseqüências
O esporte brasileiro, na sua totalidade, vem sofrendo com as dificuldades que o Brasil atravessa no campo político e econômico. Duas medidas realçam o desgaste das atividades esportivas do país.

A primeira, é a intenção do pessoal da da Fórmula 1 de tirar do calendário de 2017 do Grande Prêmio de Interlagos, naturalmente, porque não oferece as condições financeiras exigidas pela FIA. O Brasil já foi o rei da modalidade, com Fittipaldi, Piquet, Senna. Hoje, vive sem prestígio. O outro assunto é que o futebol de salão do país, depois de tanta liderança, ficou fora da decisão do título do mundial na Colômbia. Jogam a final Rússia e Argentina. A crise arrasta quarteirão.

Dívida
É dificil para qualquer clube profissional de futebol ter despesas incompatíveis com a necessidade do elenco. Vejam o caso de Romário e Flamengo. O clube rubro-negro ainda deve R$ 14 milhões ao jogador Romário, dívida contraída desde 2014. O clube fez um acordo e vai pegar em quatro parcelas.

Joel de volta
Todo mundo se lembra do treinador Joel Santana e suas tiradas filosóficas sobre futebol. Foi anunciado que ele está em entendimento com o Boavista, do Rio de Janeiro, para voltar à direção. O último time que dirigiu foi Vasco, em 2014.

Com 67 anos de idade, Joel tem no currículo vitórias no estadual do Rio por Vasco, Flamengo Botafogo e Fluminense. Teve também um período dirigindo a seleção da África Sul, onde é lembrado até hoje pelos africanos. O Boavista é um clube de Saquarema, na Região dos Lagos, e disputa o estadual fluminense.