Ulisses Laurindo

Brasil a um ponto da Copa


Com a liderança de quatro pontos do segundo colocado, o Uruguai (27 a 23), o Brasil cumpriu com sucesso a primeira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e só voltará a campo no dia 23 de março de 2017, contra os uruguaios, pelo returno da competição.

Com a sexta vitória consecutiva, terça-feira, contra o Peru, a seleção precisará apenas de um ponto para obter a classificação para a Rússia, condição que praticamente garante a presença na Copa do Mundo. Durante as seis vitórias consecutivas, com o comando do treinador Tite, a seleção fez 17 gols e sofreu apenas um e igualou o recorde de seis vitórias desde o tempo de João Saldanha, nas eliminatórias para a Copa de 1970, no México. O Brasil venceu o Peru por 3 a 0, e Lima.

Após a vitória sobre os peruanos, o treinador Tite que gostaria que a Copa de 2018 fosse agora para que ele aproveitasse o bom momento da seleção, considerada, pelos analistas, como de bom nível, principalmente no meio de campo, condição que possibilita maior oportunidade para a feitura dos gols. Com o gol, assinalado terça-feira, o atacante Gabriel Jesus é o quinto artilheiro da com petição, com cinco gols, que tem Cavani, do Uruguai, como líder, com oito gols.

Destacado nos jogos do Brasil, atacante Gabriel Jesus, 19 anos, já tem data marcada para deixar o futebol brasileiro em ir jogar na Inglaterra, no Manchester City que comprou seu passe no Palmeiras por R$ 121 milhões, dos quais R$ 76,7 ficarão com o clube paulista. Com idade adequada para desenvolver seu talento, Jesus é mais um que vai enaltecer ao futebol europeu, em detrimento do brasileiro, como está acontecendo nos 14 anos período do último título mundial. Observa-se que na atual seleção, apenas ele é o único que atua no futebol do país. O passe que o Brasil deu agora visando a Copa de 2018 ficará sujeito ao fato de que toda a seleção seja formada por “estrangeiros”.

Palmeiras
Hoje, praticamente, poderá ficar decidida a sorte do Brasileiro 2016. O Palmeiras vai a Belo Horizonte, enfrentar o Atlético Mineiro e uma vitória do time paulista significa quase a conclusão da competição, porque o time paulista com 70 pontos, somando mais três e faltando três rodadas se torna quase certa a vitória final.

Mesmo que o Santos vença hoje o Vitória, na Vila Belmiro, a diferença continua em seis pontos, muito difícil de ser revertida, No caso de um tropeço palmeirense e vitória santista, a situação muda.