Ulisses Laurindo

Brasil pronto para reta final


Nos sete jogos reservados aos grandes finalistas da Copa, o Brasil já realizou quatro e o quinto, será hoje, às 15 horas, na cidade de Karan, contra a Bélgica, para apontar o semifinalista. Na hora do jogo, a seleção já saberá qual será o adversário, depois de conhecer o resultado de França x Uruguai que, igualmente, buscam a condição de disputar o título. Para hoje, pelo o que definiu o treinador Tite, o time terá a volta de Marcelo, recuperado da lesão na coluna vertebral e a entrada de Fernandinho, no meio de campo, no lugar de Casemiro, suspenso em função do segundo cartão amarelo, sofrido contra o México. Como de hábito, Tite fez treino isolado anunciou o zagueiro Miranda como capitão, para amanhã.

Na partida de hoje, o Brasil pode ser considerado favorito em razão dos belgas terem padrão de jogo diferente do que se pratica na América do Sul. A força do futebol da seleção brasileira consiste na velocidade e na improvisação dos jogadores, com a visão de desenrolar de visar sempre jogar para frente, buscando sempre a meta adversária. A Bélgica, entretanto, vem apresentando bom futebol desde 2014 na Copa do Brasil, mas não vingou não chegando ao sucesso que esperava. O time tem bons jogadores, como Hazard, Lukaku, excelentes atacantes, mas carece de boa linha de defesa, permitindo sofrer gols fáceis como aconteceu contra o Japão quando chegou a perder 2 a 0, salvando-se por seus bons atacantes. Numa apreciação crítica, o Uruguai seria maior adversário do que a França, numa eventual classificação dos europeus.

A Fifa anula os cartões amarelos na fase semifinalistas das equipes. O Brasil tem o risco de Neymar com um cartão amarelo e sem poder acumular outro no jogo de hoje. O mesmo acontece com a França, através de Pogba. O regulamento prevê anulação só na semifinal, se esses jogadores tiverem novo cartão ficarão fora da semifinal, condição ruim para brasileiros e franceses.

Os dois vencedores de hoje e mais os de amanhã – Croácia x Rússia e Suécia x Inglaterra – voltarão a campo nos dias 10 e 11 desse mês, ambos com às 15 horas, para a disputa da semifinal. A grande final será no domingo 15, com o terceiro lugar, na véspera.