Ulisses Laurindo

Brasileirão: alegria e tristeza


Três destaques distintos na 38ª rodada do Brasileirão, no último fim de semana: a supremacia absoluta do Palmeiras, campeão da temporada com duas rodadas de antecipação e a categórica vitória no jogo contra o Vitória, em Salvador, vencendo a partida por 2 a 1, com o time formado por jogadores da base, feito relevante, porque o time baiano precisava da vitória para se manter na Série A. O segundo, a queda para a Série B, do Internacional, depois de idas e vindas durante a temporada, com mais erros do que acertos na parte administrativa que, por desconhecimento, ou prepotência, que se utilizou quatro treinadores em curto espaço de tempo, inclusive Paulo Roberto Falcão, ídolo do clube, dispensado após apenas cinco jogos. O resultado é que o time  vai visitar, pela primeira vez, o descenso, em seus 108 anos de existência, para tristeza dos torcedores. Depois de decisões erradas, a diretoria Colorada já anunciou o treinador Carlos Zago. O terceiro, envolveu a tragédia da Chapecoense.  Não houve a partida com o Atlético Mineiro, que foi decidida em WO, por decisão da CBF. O exemplo do Atlético Nacional, da Colômbia, frutificou e os dirigentes brasileiros seguiram a mesma linha, com o reconhecimento às vítimas da Chapecoense.

Sheik dispensado
Depois de brilhar em vários times do país, Émerson Sheik recebeu o bilhete azul do Flamengo, que o dispensou. Sheik tem 38 anos e, quando deixou o Corinthians, foi jogador de destaque na Gávea. O seu salário  era de R$ 300 mil, valor que o clube prefere  para pagar a jogadores mais novos visando a  preparação para a Libertadores de 2017.

Botafogo 
Desacreditado no inicio do Brasileirão, deu a volta por cima conseguindo a quinta colocação no Brasileirão e cravando sua participação na Libertadores de 2017. Satisfeito com o treinador Jair Ventura, a diretoria anunciou a renovação por  dois anos, dando estabilidade para continuar o bom trabalho, não apenas na conquista da vaga para a Libertadores, como  também pela estrutura do time durante toda temporada.

Real e Cristiano
O time que está em Yokohama, no Japão, preparando-se para a semifinal do Mundial de Clubes, contra o América do México, vive outra expectativa, com a possibilidade de Cristiano Ronaldo ganhar a Bola de Ouro da revista France Football. O prêmio instituído pelo órgão francês tem o mesmo modelo da Bola de Ouro da Fifa e premia o melhor jogador da temporada. Além de Cristiano, Messi também está concorrendo.