Ulisses Laurindo

Briga entre Brasil e Canadá e medalhas


O Brasil não termina uma edição dos Jogos Pan-Americanos na vice-liderança desde 1963 quando, em casa, ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Faltando cinco dias para o fim do Pan de Lima, no Peru, a delegação brasileira caminha para repetir o feito de 56 anos atrás, mas a disputa com o Canadá deverá ser medalha a medalha.

A vantagem brasileira construída nesta terça-feira veio graças aos ouros da natação e do tênis de mesa, esportes que ainda podem fazer a diferença mais para frente. Na natação, a projeção é que o Brasil conquiste mais, no mínimo, sete ouros, enquanto os canadenses vão ficar com apenas dois. No tênis de mesa, o Brasil é favorito absoluto no individual e equipes, enquanto o Canadá pode beliscar um ouro no feminino.

Carros chefes
O grande carro chefe do Canadá deve ser o atletismo. Com uma delegação que conta com campeões mundiais e medalhistas olímpicos, a tendência é que o país leve cerca de sete títulos na modalidade. O Brasil deve ter uma campanha melhor do que em Toronto 2015, quando levou apenas dois ouros, mas dificilmente superará os cinco títulos. Por outro lado, o carro chefe do Brasil nos próximos dias é a natação. Depois de um primeiro dia positivo na água, a seleção deve, ainda, levar sete ouros, enquanto o Canadá, que foi a Lima com um time alternativo, deve conquistar no máximo dois títulos.

Outros esportes
O Brasil tem alguns esportes que podem render um bom número de medalhas como judô, caratê e vela. São três modalidades em que a seleção nacional tem muita tradição e deve dominar os pódios. Já o Canadá tem, além do atletismo, aposta na esgrima, na luta feminina e no remo para tirar do Brasil a segunda posição. O judô canadense seria uma boa fonte, mas o país optou por não levar seus titulares, que estão na preparação para o Mundial.

Confrontos diretos
No tênis de mesa, Hugo Calderano enfrenta, nesta quarta-feira, o canadense Eugene Wang na semifinal. O hipismo saltos é um grande exemplo, com os dois países tendo chances de ouro tanto no individual, como por equipes.