Ulisses Laurindo

Campeão da Copa sai hoje


Depois de um mês de grandes emoções, finalmente ao meio dia de hoje, em Moscou, chega o momento da decisão da Copa do Mundo de Futebol, com a presença dos dois maiorais da competição, França e Croácia que, no período da competição encantaram o mundo com eletrizantes jogadas de seus artistas que hoje, entre vencedores e perdedores, dão adeus com a promessa de voltarem em 2022, no Catar, sede da 22ª. Copa. O sistema perfeito de disputa dirigido pela Fifa, conclui com méritos para os vencedores da reta final, no caso, franceses e belgas. Visto por ângulos diferentes como os maiores mestres do espetáculo, que levou o mundo, em seu gigantesco tamanho, a um espaço pequeno, com vistas para Moscou. Como em decisão é difícil a indicação de um favorito, porque os adversários se equivalem no campo da batalha. A França, com o elenco formado por jovens jogadores ofereceu, desde os primeiros jogos que seu destino seria grande e até, como aconteceu, na reta final. A Croácia, pequeno país, oriundo da extinta Iugoslávia, tem no sangue a grandeza do futebol e de Copa em Copa vem brilhando, e isso já aconteceu em 1998, na disputa da França, quando disputou a semifinal com os franceses, caindo mais tarde campeões para os cmpeões.

As duas seleções vêm prometendo sucesso de competição a competição. Em 2014, no Brasil, os belgas foram recebidos com grande pompa de favoritos, mas acabaram não vingando. O mesmo aconteceu com a Croácia, longe de favoritismo, mas com a fama de futebol excelente.

E Moscou as duas seleções tiveram caminhos diferente, mas, ao final, se juntam como as melhores. Para chegar à final, os franceses dobraram os belgas em partida considerada como ponto alto da competição. Igualmente os croatas derrubaram os ingleses, depois de uma prorrogação, por pelo escore de 2 a 1, depois de duríssimo empate no tempo normal. No elenco de ambas as seleções, o mundo já conhece nomes de destaque que vai inundar de notícias o mundo durante muitos anos. É o caso de Mpabbé, Kanté, Giroud,pelos franceses e de Modric, Rakitic, Mandzuzic, pelos croatas, destinadas a ganharem as manchetes do mundo inteiro, percam ou ganhem. O mundo acompanhara hoje a final inédita no futebol mundial. Será uma alegria para todos.