Ulisses Laurindo

Conheça o Spartano


Imagine uma equipe de futebol com mais de 90 anos, tradicional, parada há uma década, sem condições financeiras, com estádio e estrutura degradados, de uma cidade com cerca de 8 mil habitantes, revitalizar o próprio espaço físico, contratar jogadores conhecidos no meio profissional, voltar a jogar e colocar grandes públicos no estádio, tudo isso no período de apenas dois anos.

Esse é o Spartano Futebol Clube, de Rodeiro, na Zona da Mata. Com dirigentes não remunerados, o clube, que tem esse nome em alusão ao espírito guerreiro dos habitantes de Esparta, cidade da Grécia Antiga, tem chamado atenção no interior pelo projeto audacioso, contratando atletas com nome no futebol nacional, chegando a um número expressivo de sócios e com públicos grandes nas partidas em casa, superando as médias de todos os times do interior do Campeonato Mineiro.

Para entender o porquê do time ter se tornado uma sensação é necessário compreender o contexto. Entre os anos de 2008 e 2017, a equipe, que geralmente disputava os torneios regionais, ficou parada, trabalhando apenas de forma precária o futebol de base. No segundo semestre de 2017, um grupo de pessoas decidiu organizar um projeto político e concorrer às eleições.

Após vencer nas urnas, o trabalho de Leonardo Delazari começou de forma efetiva na presidência do Spartano. Com o objetivo de reativar o futebol adulto, o mandatário esbarrava nas dificuldades financeiras e na estrutura precária do estádio Adolfo Nicolato.

– Na época havia um estádio sem alvará do Corpo de Bombeiros, com banheiros, gramado, alambrado, vestiários, arquibancada em más condições. Não havia bilheteria, bar e os materiais necessários para o funcionamento, como freezer, chapa, etc. A gente tinha um potencial grande, mas não podia executar por inadequações, contou.

A diretoria correu atrás de patrocinadores e apoiadores para o projeto. A prioridade foi a troca de metade do gramado, compra de equipamentos para manutenção e as adequações pedidas pelo Corpo de Bombeiros para que a praça esportiva fosse liberada para receber público. Paralelamente, a diretoria investiu em fontes alternativas de receita, como o programa de sócio-torcedor, que garante presença do associado em todas as partidas do time como mandante e dá descontos em produtos oficiais.