Ulisses Laurindo

Decisão nas mãos da justiça


Três hipóteses envolvem a possível decisão desta tarde da decisão da Taça Guanabara entre Fluminense e Flamengo, às 16 horas, no Estádio do Engenhão. Primeira: jogo só com torcida única, no caso à do Fluminense, de acordo decisão da justiça; Segunda: não haver a partida, porque os dois times chegaram  cogitar a idéia  de não  irem a campo como represália pelo fato da torcida ser afastada, inclusive com o aval dos tricolores: terceira:  jogo ser realmente disputado subjudice   condicionando a sua legalização ao voto do colegiado do tribunal, mais tarde.

Para uma atividade que vem sofrendo demasiado  desgaste  por várias razões, medida como  a de afastar torcedores dos estádios é como iniciar o principio do fim de um espetáculo que já atraiu milhares de pessoas em simples competição. A justiça determinou a presença de torcida única nos estádios devido a série de atritos entre torcedores rivais que não têm a consciência de que futebol é espetáculo e vão para os estádios armados  com armas letais, provocando mortes em vários torcedores.

Considerando  que o futebol sofre hoje forte  influência da televisão que propiciou a criação do torcedor do sofá, fugindo, naturalmente, dos maus espetáculos e, ainda, da violência  comum nos estádios.

Barcelona
Bastou o time do Barcelona perder um jogo fora dos cálculos de seus dirigentes para colocar em risco a cabeça do treinador Luís Enrique, que prevendo dias mais difíceis antecipou-se comunicando que não renovaria o contrato a partir de junho. Ninguém esperava a lavagem  que o Barça levou em Paris perdendo para o PSG por 4 a 0, invalidando as chances de conseguir a classificação no jogo da volta, na Espanha, onde terá que vencer por mais de cinco.

Imediatamente, o time espanhol lembrou logo no nome de Jorge Sampaoli, treinador argentino atualmente no Sevilla, da Itália. Como o contrato de Enrique vai até junho, o Barcelona vai esperar até aquela data para começar negociação, sendo quase certo de que ele poderá ser o novo treinador no Camp Nou, porque sempre desejou treinar Messi, o herói do país. Sampaoli fez excelente trabalho no Chile, levando- o a conquista da Copa América. A saída de Sampaoli pode melhorar a situação do brasileiro Paulo Henrique Ganso, hoje completamente fora do interesse do time.