Ulisses Laurindo

Eleição e o futebol


Eleição e futebol atrações no gosto do povo, a primeira, como qualidade cívica e, o segundo, como lazer. Ambos foram destaques no final de semana, o pleito ocupando dia inteiro do domingo e a bola por sua vez, descansando. No desenrolar de parte da 28ª rodada, alguma surpresa para os torcedores e a maior dela foi gigante vitória do Flamengo sobre o Corinthians, por 3 a 0, em pleno Itaquerão, estádio que o time há muito não levava tantos gols. Com a vitória, o time rubro negro que dispensou Mauricio Barbieri e colocou no lugar Dorival Junior, voltou a pensar no título do Brasileirão, porque, agora, ocupa a terceira colocação, com 52, pertinho do líder, Palmeiras, com 56. Outra novidade na rodada, foi a derrota do São Paulo, por 2 a 0, para o Palmeiras que, com a vitória, está firme na liderança. O São Paulo tem decepcionado sua torcida, perdendo ou empatando partidas que o seu torcedor na admite.

Mas, mesmo assim, o time está nas quarta colocação, com o Flamengo na terceira, com os mesmos 52 pontos por melhor saldos nos gols. Vale a pena falar do Internacional, segundo colocado, com 53 pontos, mas com participação irregular, principalmente contra equipes com gabaritos técnicos mais baixos. Foi o caso da derrota contra o Sport, por 2 a 1. Verdade é que o time pernambucano jogava em casa, mas a diferença de classificação não justificava a derrota, principalmente faltando 10 rodadas para o final da competição.

Muita coisa vai acontecer na próxima rodada, no sábado 13, e no domingo 14. No sábado, o Flamengo pega o Fluminense. Como é jogo sem tendência a favoritismo, o rubro negro terá que impor sua condição de ponta da tabela para superar a ascensão do time dirigido por Marcelo Oliveira. No domingo duas decisões que vão mexer com a ponta da tabela. Internacional e São Paulo, em Porto Alegre e Palmeiras e Grêmio, em São Paulo. É momento para Felipão situar sua equipe na linha que ele deseja, ou seja, vencer o Brasileirão, a Libertadores e, depois, o mundial de clubes da Fifa. Os dois times estão na semifinal da Libertadores: Time sulista pega o River Plate e o paulista, o Boca Juniors. É dupla emoção.