Ulisses Laurindo

Fácil vitória do Brasil sobre Rússia


Confrontando tecnicamente as duas seleções, Brasil e Rússia nunca se equivaleram e o resultado de 3 a 0, ontem no Estádio Luzhniki, em Moscou, local da final da grande decisão da Copa, em julho, foi o que se esperava. Tanto o treinador Tite como os jogadores sabiam que o amistoso visando a Copa era presa fácil, porque os russos nunca tiveram grande categoria no futebol, mesmo agora com privilégio de ser o promotor do evento e que a preparação é mais cuidadosa.

O resultado espelha de fato a diferença técnica entre as duas seleções. Para o treinador Tite o risco era que os seus comandados estranhassem a estréia, porque em termos técnico, não haveria dúvidas da superioridade brasileira. E só não foi maior o placar final, porque a equipe, embora tenha sido a mais utilizada nos últimos amistosos, carecia de melhor entrosamento, principalmente no ataque, talvez devido a ausência de Neymar, esperança do Brasil para o hexa.

O futebol da Rússia não acompanha o nível de grande parte dos esportes nacionais e, ontem, se viu absoluto primarismo dos jogadores, com a maioria sem habilidade e qualquer controle de bola.
No primeiro tempo o placar terminou sem gol, tudo em decorrência da forte marcação exercida dentro da pequena área russa que não permitia o acesso dos atacantes brasileiros, que se limitavam a trocar passes no meio de campo. Quando os russos tinham a posse de bola atrapalham-se e era facilmente dominados pelos brasileiros. Mas o bloqueio russo acabou se esgotando. A falta de penetração dos atacantes brasileiros era evidente que o gol inicial da vitória final foi feito por Miranda, o zagueiro que se encorajou e foi para frente e abriu o placar.Dali para frente, Tite colocou em ação o seu plano de colocar em campo o maior número de jogadores, não apenas para fazer testes com o alguns e, também, porque dos 23 atuais, ele tem que reduzir para 23.

Claro que vitória foi importante para acolher a Alemanha, na próxima terceira-feira, em Berlim. O treinador sabe que contra os atuais campeões mundiais a história será diferente, porque os adversários diferem e muito dos de ontem, e a bola na bate na canela como se viu em Moscou.
A vitória foi um passaporte para a seleção que pode jogar em Berlim com o gosto da vitória em Moscou.