Ulisses Laurindo

Força das Matildas: 20 anos depois


Na Austrália, é um hábito apelidar suas equipes. No futebol masculino, são os Socceroos. No rúgbi, são os Wallabies. No futebol para mulheres, são as Matildas. E são elas as rivais do Brasil, nesta quinta-feira, pela segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo.

O nome pode parecer referência sobre apenas uma mulher, mas a história vai bem além disso e tem um repertório todo especial de plano de fundo. Considerada a música mais popular da Austrália, o hit Waltzing Maltida, do cantor country Slim Dusty, é uma espécie de hino no país. A canção foi gravada por diversos artistas locais, nas mais variadas versões.

A letra fala da história de um viajante pelos desertos da Austrália. E, na canção, Matilda é a forma como é chamada a trouxa de pertences que este viajante carregava. De acordo com a letra, essa bolsa é a maior riqueza que ele possui. Mas, na realidade, a entidade que rege e cuidava das Matildas do futebol demorou um tempo para cuidar de verdade dessas mulheres.

Mudança de olhar e respeito
Aconteceu na Austrália, no Brasil e em muitos outros países. Houve um momento em que a sociedade olhava para o futebol feminino com preconceito. Em outro, um pouco mais adiante na história, com estereótipos sexistas. Em 1999, na época da Copa do Mundo, as jogadoras australianas foram modelos em um ensaio nu fotográfico de calendário.

Não havia referência com o status delas como atletas. Pelo contrário, as fotos eram de teor sensual, em que as jogadoras posaram nuas. Para quem estava na campanha da época, a repercussão foi negativa, já que o que se buscava de fato divulgar era o futebol feminino, e não o corpo de quem jogava. Vinte anos depois, a ideia – que visava divulgar a modalidade – ainda envergonha.

Nos últimos anos, com resultados bem melhores que os Socceroos, as Matildas reclamavam publicamente de desigualdade salarial. Assunto que já mudou na semana passada, às vésperas da abertura do Mundial, depois que a Federação de Futebol Australiana anunciou que irá igualar os salários.
A estreia na Copa do Mundo foi surpreendente. Mas de maneira negativa, já que elas eram consideradas a maior força do Grupo C e perderam de virada para a Itália, por 2 a 1, no estádio Hainaut.