Ulisses Laurindo

Hoje, o dever das eleições


Hoje é um dia especial para todo o Brasil porque é o momento em que o povo busca encaminhar seus próximos passos e futuro, praticando o sagrado direito do voto, numa eleição livre e com direito a expressar à sua vontade. Cento e quarenta milhões de eleitores se reúnem nos 26 estados e mais no Distrito Federal, para escolher aqueles responsáveis pelo bem estar destino da população.

O voto é secreto e inviolável restrito para livre escolha do votante. O mundo moderno nos propicia a concessão de se conhecer o vencedor do pleito poucas horas depois de encerrada a votação, privilégio reservado à essa geração, distinta daquela que aguardava dias e dias para saber o vencedor. Se as estratégias mudaram em relação ao tempo, não houve, entretanto, mutação no sentimento do eleitor que comparecia nas eleições de ontem como às de hoje, nos locais de votação, com o mesmo espírito , trazendo na mente o número e nome do escolhido. É hora evocar Machado de Assis, que deixou para a eternidade a passagem em que indaga “mudaria o Natal ou mudei eu”?. Fica entendido no tocante às eleições que idéias da preferência em nada mudaram, mas sim a transitoriedade dos candidatos, que se revezam no tempo.

Heróis do esporte
Depois de brilharem nas arenas esportivas vários campeões de diversas modalidades do calendário nacional estão concorrendo à uma vaga nas Assembléias Estaduais, na Câmara Federal e também no Senado. Alguns campeões que se atiraram na política: atletismo, Maurren Maggi (Senado); futebol, Ademir da Guia (Câmara Federal); futebol, Marcelino Carioca, (Assembléia Estadual,SP); futebol, Luizão ( Câmara Federal, SP); voleibol, Leila, (Senado). Além desses nomes constam ainda os de Romário, que tenta o governo do Rio de Janeiro e de Deley, ex-jogador do Fluminense, que tenta o quinto mandato na Câmara Federal, pelo Rio.

Futebol
Hoje o Brasileirão passa em branco. A 28ª rodada foi cumprida ontem com o clássico Palmeiras e São Paulo decidindo a ponta da competição.