Ulisses Laurindo

Jejum do Cruzeiro


Nove jogos sem vencer. O Cruzeiro, que começou muito bem a temporada 2019 – chegou a ficar 21 partidas invicto, conquistou o título do Campeonato Mineiro e obteve a classificação antecipada e em primeiro lugar do grupo na Copa Libertadores -, agora amarga um jejum de vitórias. O último triunfo foi há mais de um mês, no dia 5 de maio, quando bateu o Goiás por 2 a 1, no Mineirão, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois disso, a equipe de Mano Menezes esteve em campo outras nove vezes – seis pelo Brasileirão, duas pela Copa do Brasil e uma pela Copa Libertadores -, com cinco derrotas e quatro empates. O único momento de alegria para a torcida foi a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, diante do Fluminense, que veio nos pênaltis, após dois empates no tempo normal.

Após a derrota de 2 a 1 para o Fortaleza, no Castelão, na capital cearense, na quarta-feira, o Cruzeiro completou nove jogos seguidos sem vencer em 2019 e se aproximou da pior sequência sem vitórias da equipe em sua história. Desde que passou a se chamar Cruzeiro, em 1942, o maior período de jejum do time aconteceu em 2011, quando ficou 11 partidas sem triunfar, todas pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, quando lutou contra o rebaixamento e escapou na última rodada, após a histórica goleada de 6 a 1 sobre o maior rival, o Atlético-MG. A marca atual, de nove jogos, iguala uma sequência sem vitórias do time em 1982, e supera três períodos de oito partidas sem triunfar, em 1994, 2005 e em 2006.

Para o atacante Pedro Rocha, os jogadores precisam saber lidar com o momento difícil que a equipe atravessa, ter paciência e trabalhar para que o Cruzeiro volte a vencer.
– Agora, nestes momentos difíceis, a gente tem que colocar a cabeça no lugar, trabalhar ainda mais para que essa situação mude. Todo mundo é profissional, sabe do momento que estamos vivendo, e a gente vai reverter essa situação.

Com a parada para a realização da Copa América, os jogadores do Cruzeiro foram liberados e só retornam aos treinos dia 24, quando a equipe vai retomar as atividades na Toca da Raposa II de olho no jogo do dia 10 de julho, contra o Atlético-MG, no Mineirão, no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.