Ulisses Laurindo

Líderes contra rebaixados


A vigésima nona rodada do Brasileirão será concluída hoje com apenas três jogos e, em dois deles, prevêem a disputa do líder, Palmeiras e o vice-líder, o Flamengo, O terceiro será entre Figueirense e Botafogo.

Na reta final em que os candidatos ao título já mostram sua cara, muita polêmica e interesse vão prevalecer. O América, adversário do Palmeiras, tinha seu compromisso marcado para o Estádio Independência, em Minas, mas, à ultima hora acertou com a diretoria palmeirense mudar o local da partida, agora prevista para o Estádio do Café, Londrina.

A atitude do América foi duramente criticada pelo presidente do Atlético Mineiro, Daniel Nepomuceno, alegando que isso é incompatível para a decência do futebol, ainda que o regulamento da Federação reze que a transferência para outro estádio só pode ser dentro do Estado. Segundo dirigente do América, que está na lanterna do Brasileirão, disse está precisando de dinheiro e, por isso, cedeu o mando de campo.

O outro jogo com ares de decisão é o que farão Flamengo e Santa Cruz, no Espírito Santo. Os resultados de hoje terão grande influência na corrida para o título de 2016, em envolvendo flamenguistas e palmeirenses e também de Atlético Mineiro e Santos, terceiro e quarto colocados na tabela.

Luxa
As declarações do treinador Vanderlei Luxemburgo de que na China o futebol é movido pela corrupção, mereceu bravo desmentido de Felipão atualmente dirigindo o Evergrande, da capital. Quando Luxa entrou para esse campo devia ter algum fundamento para afirmar, baseado em experiência por ele vivida no clube que dirigiu.

Em suas denuncias, Luxa afirmou que não é de agora corrupção no futebol, com gente especializada para vender resultados. Contratado por três anos para levantar o Tianjyn para a primeira divisão -estava na terceira – foi demitido em seis meses por não ser aceito por ex-jogadores. Agora é a palavra de Felipão contra a de Luxemburgo.

Muricy
O treinador Muricy Ramalho que ronda o São Paulo para voltar a trabalhar no Morumbi, afirmou que a sua pretensão não ser o treinador do time, mas colaborar para ajudar a tirar o time da infeliz de 13º lugar e até ameaçado de rebaixamento, posição incompatível com a envergadura do clube paulista, campeão mundial.

Ricardo Gomes é o atual treinador e embora ainda esteja prestigiado pela diretoria terá que projetar o time em posição mais adequada para a qualidade de seu elenco. A idéia de Muricy por enquanto ainda não surtiu efeito e o presidente Leco já demonstrou que essa não a solução adequada.