Ulisses Laurindo

Maurren Higa Maggi (XVIII)


Nos Jogos de Pequim em 2008, o atletismo brasileiro chegou à sua quarta medalha de ouro, através de Maurren Higa Maggi, na distância, superando a adversária norte-americana no último da prova, cravando mais de sete metros.

Como disse foi à quarta conquista no atletismo antes com os vitoriosos Adhemar Ferreira da Silva (triplo), duas vezes, 1952 e 1956) e Joaquim Cruz, (800 metros). Sendo o maior espetáculo dos Jogos, final, desde sua origem, o atletismo do Brasil nunca recebeu o tratamento avançado, conseguindo subir ao pódio mais por trabalho pessoal dos atletas, e, nunca, como seria natural, fruto de políticas esportivas dirigidas para esse fim.

A vitória de Maurren pode ter sido surpresa para muitos, mas, considerando o retrospecto das marcas registradas no salto em distancia, o resultado final de Pequim pode ser analisado como normal. Maurren é paulista de São Carlos. Aos sete anos vivia nas pistas, nos ginásios, nas quadras, praticando ginástica, futebol, natação, tênis de mesa e, finalmente, atletismo, onde se encontrou e fez grande sucesso para o esporte brasileiro.

A trajetória vitoriosa começou quando, aos 17 anos, se filiou ao São Paulo para frequentar o Projeto Futuro. No Pan-Americano de Winnipeg, Canadá, conseguiu a medalha de prata nos 100 metros barreiras, prova em que era também especialista. Na mesma competição ganhou a medalha de ouro no salto em distancia. Um ano depois, ficou fora da delegação dos Jogos de Sidney por ter sofrido lesão no reto femoral, que a impediu de treinar e viajar. Apesar do sucesso nas pistas, a atleta foi acusada de dopping,em 2003, ficando fora das pistas durante dois anos. A reparação da punição veio pelo fato de que ela havia usado uma substancia numa pomada cicatrizante, Mesmo assim, a atleta ficou dois anos parada. Voltou aos treinos e visou o Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, onde reapareceu com grande brilhantismo, chegando à nova medalha de ouro na distancia.

A grande meta a atingir era a vitória em Pequim. Com excelente nível de atuação, a presença na China era possível, embora em Jogos Olímpicos são reunidos os melhores competidores do mundo. Depois da classificação, pela manhã, no dia seguinte, a sorte estava lançada e não deu outro resultado do que a vitória de Maurren, na distância. Na Olimpíada seguinte, em Londres, 2012, não obteve resultado e ficou entre as que não conseguiram marca para a final.

Para o magro atletismo brasileiro a medalha de ouro em Pequim coorou a modalidade em país que poderia somar múltiplas medalhas se houvesse planejamento e não deixasse tudo a cargo do heróis excepcionais.