Ulisses Laurindo

Messi prova ainda ser o Rei


Quando se especulava que Leonel Messi estaria iniciando seu declínio nos gramados, eis que o craque surge com uma atuação exuberante levando o Barcelona a uma vitória sobre o Real Madrid e com o agravante que foi dentro da casa do time de Cristiano Ronaldo, fato que ressalta ainda mais o feito de Messi e de seus companheiros.

Depois de algumas façanhas do time dos companheiros de Cristiano Ronaldo, detonando todo mundo na Liga Européia, esperava-se, no mínimo, um resultado não tão extraordinário do time de Barceona. Com isso, esperava-se outro resultado e, lógico favorável ao Real, ai houve o contrário e deixou mais valorizando o campeonato espanhol, pois agora Barça e Real são líderes, com 75 pontos, com boa chance para o time de Messi. Amanhã os dois times voltam a campo, Real pegando o La Coruna e o Barça, o Osasuna.

Dilema do torcedor
Vejam o que está ocorrendo no futebol moderno., No domingo, dia de grandes decisões, o torcedor tinha a opção de curtir em casa quatro grandes jogos, com times de primeira grandeza. Vamos lá: Na França, em Lion, jogava o time da casa, contra o Mônaco, pelo campeonato francês. Em Madrid, o empolgante duelo Real Madrid e Barcelona; Em São Paulo, São Paulo e Corinthians e, n o Rio, Flamengo e Botafogo, decidindo vaga para o título estadual. E tinha mais: vários jogos pelo calendários de vários estados, tudinho na TV. É pedir muito que o torcedor deixe o conforto de seus lares para enfrentar desconforto nos campos de futebol, sujeito, inclusive, a violência. Tudo na história da vida é cíclico e futebol, apesar da sua grande atração, não está fugindo do fenômeno das épocas.

Decisão
Diferente dos anos anteriores, o calendário da Federação do Rio de Janeiro determina que agora a decisão do campeão estadual tenha duas rodadas, envolvendo os dois melhores das disputas das Taças Guanabara e Rio. Assim, a dupla Fla e Flu, vitoriosa nas jornadas, decidirão domingo, 30 de abril, e 7 de maio, o titulo estadual. Para o futebol esse modelo pode não ser o ideal, pois coloca semanalmente times frentes à frentes e pode levar enfado ao torcedor. Mas no aspecto profissional é o mais correto, porque, ao invés de apenas dois jogos, serão quatro, o que eleva o percentual financeiro dos clubes.