Ulisses Laurindo

Mulher manda na Fifa


Ontem, 8, foi o momento das mulheres,em seu dia universal, de gritarem mais alto buscando seu espaço na vida social do mundo. Começou com a manifestação de Fatma Samoura, do Senegal, ao tecer comentários sobre sua atuação como secretária geral da Fifa, cargo sempre ocupado por homens. Samoura, que foi representante do país africano como conselheira da ONU, no ano passado, e eleita para entidade máxima do futebol e seu objetivo é, que até o fim do mandato de Infantino, em 2019, a Fifa ter em seus quadros 50% de mulheres ocupando vários cargos. Sem mostrar ressentimentos pelo afastamento das mulheres em postos graduados dos órgãos mundiais, Samoura espera que em pouco tempo esse quadro mude e o mundo seja também visto pelo comando das mulheres.

Chapecoense vence
Na estréia da Taça Libertadores, a equipe da Chapecoense venceu à do Zúlia, da Venezuela, em Maracaibo, vitória considerada importante para a equipe, que em novembro perdeu a totalidade de seus titulares em acidente aéreo. O próximo do time catarinense será n a semana que vem na Venezuela, encontro que o treinador Vagner Mancini acredita em novo triunfo. A Chapecoense entrou na Libertadores depois de ser beneficiada pela atitude do Atlético Nacional, da Colômbia, que, considerando o desastre com o time brasileiro aceitou ceder o título em jogar.

Atlético só empata
Diferente da Chapecoense que viajou e trouxe os três pontos, o mesmo não aconteceu com o Atlético Paranaense que, mesmo jogando em casa, na Arena, em Curitiba, só empatou com o Universidade do Chile nos quatro minutos finais. A história é a seguinte: O time brasileiro dirigido por Paulo Autuori vencia a partida por 2 a 0 até aos 41 minutos finais, quando sofreu verdadeira pane e, nesse tempo, o time chileno empatou.Foi um lamentou geral, porque na seqüência da Libertadores a próxima rodada será em Santiago, com ampla vantagem, para o time local.

Mazela
Feliz ou infelizmente as sujeiras no mundo esportivo acontecem também fora do Brasil. Hoje, fala-se que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto de 2016 foi manipulado, com propina por todos os lados. Muita gente ganhou dinheiro com a promoção e isso jamais será apurado com rigor, a não ser que o infrator siga o exemplo do campeão olímpico Frankie Fredericks, da Namíbia, membro do COI que,acusado, renunciou ao cargo de membro efetivo do órgão.