Ulisses Laurindo

O drama do Internacional


Foi cruel a derrota do Internacional para o Corinthians, no Itaquerão, por a 1 a 0, primeiro pela distância que agora o separa na tentativa de permanecer na Série A, em 2017 e, segundo pela forma impiedosa que o árbitro Rodolfo Toski Marques marcou um pênalti contra a equipe gaúcha, sem lógica, numa jogada absolutamente normal entre zagueiro e atacante. Quando o nome do árbitro foi anunciado pela CBF, o clube mostrou insatisfação, porque ele mesmo tinha atuado pessimamente em outra partida no campo do Corinthians.

Com 39 pontos, o Internacional está a pique de cair para a Série B. Para tanto, no próximo jogo enfrenta no domingo o Cruzeiro, na Beira Rio e, no domingo, 4, o Fluminense, no Maracanã. A melhor solução é vencer os dois jogos e chegar a somar 45 pontos e se livrar do descenso. Ocorre que seu maior opositor, o Vitória, tem 42 pontos, na 16ª posição. Um simples empate contra o time mineiro perderá chance de subir, se, na segunda-feira, o Vitória ganhar do Coritiba, em Curitiba, então adeus Inter. Portanto, o time gaúcho não depende só dele para se manter na elite do futebol nacional. As diversas contratações de treinadores do Internacional podem ser apontadas como o principal motivo para a queda hoje vivida por um time que é um dos mais bem organizados do país, com numero de sócios superior a 100 mil. A ida de Falcão, ídolo do clube e afastado pouco tempo depois, foi um inicio do desequilíbrio da diretoria. Depois foi buscar Celso Roth, que não tinha nada para acrescentar e, o resultado, se vê pelo desespero tentando fugir do rebaixamento, terrível para um time que já ganhou tudo no país, inclusive um título mundial.

Palmeiras
Enquanto o Inter agoniza, buscando fôlego para continuar entre os grandes times do país, o Palmeiras flutua levemente e pronto para colocar no peito a medalha de campeão de 2016. Qualquer análise sobre a vitória palmeirense bate com as observações do treinador Cuca após a partida contra o Cruzeiro, dizendo que se tem um time que merece o título este é o Palmeiras, pela trajetória nas rodadas do Brasileirão. Disse que o time ficou invícto 19 partidas e tem exemplar comportamento na defesa e no ataque, por isso o privilégio da liderança folgada e pronta a chegar ao título. Domingo joga contra o Chapecoense e todo mundo palmeirense está pronto para comemorar o título, depois de 22 anos. A festa vai ser grande na nova arena do Parque Antártica.