Ulisses Laurindo

Os detalhes do acerto de Juanfran com São Paulo


Assim como Daniel Alves, Juanfran se tornou um desejo da diretoria do São Paulo nos últimos meses. E se no caso do brasileiro o principal articulador das negociações foi o diretor de futebol Raí, na situação do espanhol foi Diego Lugano, diretor de relações institucionais do Tricolor.
Em maio, conforme noticiou o GloboEsporte.com, Lugano foi à Europa e passou nove dias em um tour com jogadores, dirigentes e/ou presidentes de Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Fenerbahçe, Besiktas, Galatasaray e Getafe, entre outros.

Aos passar pelo Atlético de Madrid, o uruguaio aproveitou a boa relação com o compatriota Godín para se aproximar de Juanfran.

O zagueiro, então, passou a ser o elo entre Lugano e o espanhol. Já na passagem pelo PSG, recebeu sinal verde de Daniel Alves para também iniciar as negociações.

Lugano ainda tinha como alvo Martín Cáceres, mas ouviu do lateral que queria permanecer na Europa por mais tempo.

Como Raí já estava nas tratativas com Dani Alves, Lugano focou em Juanfran. Os dois dirigentes do Tricolor sabiam que uma contratação não anulava a outra. Eles queriam os dois, muito por conta do lateral da seleção brasileira também poder atuar na segunda linha, como um meia. Sua camisa, inclusive, é a 10.

Para fechar com Daniel Alves havia um trunfo que era o fator emocional. O jogador nunca escondeu seu amor pelo São Paulo. Em diversas entrevistas durante a carreira, mostrou sua torcida e desejo de um dia vestir a camisa com Tricolor. Juanfran, por sua vez, não tinha qualquer relação com o clube do Morumbi. Era preciso utilizar outros métodos.

Lugano, então, teve de mostrar a Juanfran que o futebol sul-americano era algo desafiador, muito diferente de Catar e EUA, outros dois mercados que o jogador tinha recebido propostas. A cada semana e a cada conversa, o espanhol passava a se acostumar mais com a ideia. A questão salarial também foi acertada entre as partes. Segundo o São Paulo, não ficará fora dos padrões do futebol brasileiro.

Na semana passada, as conversas avançaram. Mesmo após o anúncio de Daniel Alves, na última quinta-feira, a diretoria não hesitou em também seguir com Juanfran.

No sábado, anunciou o lateral com contrato até dezembro de 2020