Ulisses Laurindo

Palmeiras aumenta favoritismo


Não está nada perdido mas o objetivo ficou um pouco mais distante para o Flamengo. A derrota de domingo, para o Internacional, por 2 a 1, em Porto Alegre, deixou o time rubro negro com maior dificuldade para chegar ao título do Brasileirão 2016, possibilidade que aumentou e, muito, para time paulista. A diferença entre ambos é de quatro pontos (64 a 60), mas, faltando sete rodadas para o final, permite ao Palmeiras jogar com cautela para obter mais três vitórias que, segundo o treinador Cuca dariam os nove pontos necessários para o título.

A estatística em torno favoritismo palmeirense é bastante positiva com a margem de vantagem de 82,3% do time paulista contra apenas 13% do carioca. Nas sete rodadas finais, o Palmeiras joga quatro vezes dentro de casa, trunfo significativo para admitir a declaração de Cuca bastando três vitórias. A seqüência dos jogos do Palmeiras é a seguinte, começando na 32ª rodada: Sport (em casa), Santos (fora), Internacional (casa) Atlético Mineiro (fora), Botafogo (casa), Chapecoense (casa) e Vitória (casa). O Flamengo tem também quatro jogos de casa, que são: Corinthians, Botafogo, Coritiba e Santos. Três fora do Rio são: Atlético Mineiro, América Mineiro e Atlético Paranaense.

Nesse diagnóstico a respeito da possibilidade dos dois concorrentes ao título leva-se em conta que o maior perigo para os líderes é quando jogam com equipe ameaçada de rebaixamento que com receio de cair para a Segunda Divisão mexe com o brio das equipes e o que poderia ser vitória fácil torna-se difícil, como ocorreu com o Flamengo contra o Internacional que, com o risco de cair, acabou neutralizando o time rubro negro tirando-lhe a invencibilidade de dez jogos.

Muricy comentarista
Depois da enfermidade que o afastou da boca co túnel o ex-treinador Muricy Ramalho ocupará outra atividade no futebol. Foi contratado pela Rede Globo como comentarista já com estréia marcada para o dia 10 de novembro trabalhando na partida Brasil e Argentina, no Mineirão pelas eliminatórias.
O Sistema Globo especializou-se em colocar no vídeo grande nome do futebol, como Casagrande, Ronaldo Fenômeno, Juninho Pernambucano. Espera-se que Muricy seja tão bom como foi treinador.

Botafogo
De repente o time do Botafogo começou a aparecer no Brasileirão, causando até surpresas em muita gente. Depois da experiência com René Simões, Antonio Lopes e Ricardo Gomes, o alvinegro confiou em Jair Ventura que está levando ao time a almejar a Libertadores tal a eficiência que vem demonstrando. Efetivado agora como treinador oficial, Jair Ventura é filho de Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970. Ventura disse que tem aprendido muito com o pai.